Kirkwood prevê menos ultrapassagens em Long Beach e culpa novos pneus da Indy

Fabricados para suportar o peso dos componentes híbridos, que chegam à partir de Detroit, novos pneus são mais resistentes e dificultam manobras, de acordo com Kyle Kirkwood

Vencedor do GP de Long Beach de 2023, Kyle Kirkwood sugeriu que a etapa deste final de semana da Indy terá menos ultrapassagens. O piloto da Andretti apontou que os novos pneus da Firestone foram planejados para suportar os componentes dos motores híbridos, que só chegarão no GP de Detroit, marcado para o dia 2 de junho. Desta forma, os compostos foram feitos para serem mais resistentes e se tornam ainda mais duráveis sem o peso extra, ainda não implementado.

Na visão de Kirkwood, a maior durabilidade dos pneus diminuirá o número de ultrapassagens e que somente uma estratégia diferente fará com que os carros superem os outros na pista de rua da Califórnia.

[relacionadas]

Este fenômeno foi visto em São Petersburgo, palco da primeira etapa da temporada e circuito urbano como é Long Beach. Neste ano na Flórida, a etapa teve 97 ultrapassagens em disputas por posição, menos do que as 128 de 2023 — uma diminuição de 24,2% de um ano ao outro.

“Eles fizeram os novos pneus para o [motor] híbrido, então, agora, são bastante duráveis”, falou Kirkwood ao Motorsport.com. “É difícil de passar. Só será possível ultrapassar quem estiver em estratégia diferente. No mesmo ritmo, ninguém vai conseguir. As coisas estão assim. Precisa tentar algo distinto para ganhar posições. Sendo honesto, não teremos muitas oportunidades nesse ano”, completou.

Kyle Kirkwood aponta novos pneus como razão para diminuição das ultrapassagens (Foto: IndyCar)

Durante 2023, o discurso — e trabalho — da Indy era para que a temporada desse ano começasse e os carros tivessem os componentes híbridos nos motores Honda e Chevrolet. Entretanto, em outubro do ano passado, a categoria alterou a novidade para o meio do campeonato atual, em Detroit, após mudanças nos fornecedores, que não dariam tempo hábil para todas as equipes testarem a hibridização.

A Firestone, porém, já tinha desenvolvido os pneus para a temporada 2024, que ofereciam mais resistência justamente pelo ganho de peso que os carros terão a partir do ingresso das novas peças. No entanto, Kirkwood mostra um pouco de resignação em torno das ultrapassagens e indica que estas podem continuar difíceis mesmo após a introdução do novo sistema.

“Talvez mude com a chegada dos híbridos. Vai depender do final de semana. Vimos como foi em St. Pete, mas em Thermal tivemos ultrapassagens no meio do grid, pois [Álex] Palou abriu muita vantagem, pois estava rápido. Isso vai ser inevitável em qualquer corrida. Se estiver veloz, vai abrir caminho”, pontuou.

“Mas acho que muitas corridas vão ser assim [com menos ultrapassagens], pois os pneus tem maior durabilidade. Vai ser mais difícil passar. Talvez, nem tenha tanta estratégia envolvida, dependerá do ritmo de corrida”, finalizou o estadunidense.

O GP de Long Beach da Indy está agendado para acontecer no dia 21 de abril, no circuito de rua montado na Califórnia. A corrida tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!