Kanaan recorda título de 2004 na Indy: "Domínio que víamos com Schumacher e Hamilton"

Tony Kanaan admite que só com o tempo pôde valorizar o feito de completar todas as voltas da temporada de título, em 2004. Brasileiro se despede da Indy neste fim de semana

Aos 48 anos de idade, Tony Kanaan se despede da Indy neste domingo (28). O piloto brasileiro representará a McLaren na edição 2023 das 500 Milhas de Indianápolis, buscando o segundo anel no Brickyard dez anos após a primeira conquista. Na prova, ele largará na terceira fila, do nono lugar, e com grande expectativa para terminar a carreira com a cereja no topo do bolo.

Além da vitória de 2013 na Indy 500, Kanaan também é o mais recente piloto brasileiro a conquistar o título da Indy. Em 2004, o piloto teve uma das temporadas mais impressionantes da história do campeonato, conquistando três vitórias, registrando outras oito presenças no top-3 e completando todas as voltas do campeonato. Ao GRANDE PRÊMIO, o piloto falou sobre o domínio naquele ano e comparou com feitos de Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

Relacionadas

“Todo mundo tem dificuldades e aquilo era o que a gente tinha na época. E realmente o feito, de como a gente ganhou o campeonato, na época eu não dei o devido valor ao fato de ter completado todas as voltas. O meu pior resultado, naquele ano, foi um oitavo, na primeira corrida. O resto eu cheguei, todas as vezes, entre os cinco primeiros. Foi um campeonato que você só vê hoje na Fórmula 1, com o [Max] Verstappen. Esses domínios que a gente via com [Michael] Schumacher, com [Lewis] Hamilton. Então [o meu feito] foi em uma categoria na qual os carros eram todos iguais e isso torna um pouco mais difícil para fazer. Não estou aqui me gabando, dizendo que sou melhor que alguém. Estou só dizendo que é um pouco mais difícil", declarou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tony Kanaan conquistou o título de 2004 da IRL pela Andretti (Foto: Indycar)

LEIA MAIS: Kanaan vê McLaren como melhor chance de vitória na Indy 500: “Equipe bem entrosada”
LEIA MAIS: Kanaan descarta pressão extra na Indy 500: “Não importa se é primeira, segunda ou última”
LEIA MAIS: Kanaan destaca preparação física aos 48 anos: “Se fosse ruim, não teria emprego”
LEIA MAIS: Kanaan recorda 2004 e 2007 como derrotas mais amargas na Indy 500: “Não eram pra ser”
LEIA MAIS: Na Garagem: Na Garagem: Kanaan desencanta e leva modesta KV à glória eterna na Indy 500

Tony também comparou a evolução da Indy de lá para cá. 2004 foi a última temporada da categoria em que todas as provas foram disputadas em circuitos ovais. Com a reintegração das pistas de rua e os circuitos mistos, o brasileiro vê a recuperação de popularidade da categoria, muito perdida com a ruptura que gerou CART e IRL a partir de 1996.

“Com a separação das duas categorias, a gente sofreu demais. Quando a gente voltou, em 2003, ainda eram só [circuitos] ovais. Mas era natural voltar para o que era antes, ou seja, um mix de tudo [circuitos mistos, ovais, de rua]. A categoria evoluiu muito, a gente começou a crescer de novo. Lógico que não dá para comparar com o que era antes. A gente perdeu muito para a Nascar na época. Pessoal nem sabia o que era Fórmula 1 aqui. Hoje, com a Netflix [a série Drive To Survive], é uma categoria extremamente popular também aqui nos Estados Unidos. Mas a categoria evoluiu demais, cada um na sua época", completou.

A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para às 13h30 (de Brasília, GMT-3) do próximo domingo (28), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.