Newgarden explica acidente que tirou chance de tri na Indy: "Fui na sujeira e bati"

Na reta final do GP de Gateway, Josef Newgarden escapou na curva 1, acertou o muro no oval de Madison e saiu da briga pelo campeonato da Indy em 2023

Com 49 voltas para o final do GP de Gateway, Josef Newgarden deu adeus a disputa do título da Indy 2023. Neste domingo (27), o bicampeão da Penske errou na curva 1, tocou a roda traseira direita no muro e sofreu uma quebra de suspensão. Com o abandono, Newgarden perdeu a chance de chegar à frente de Álex Palou e manter as chances de ficar com a Astor Cup em 2023.

Ao término da 15ª etapa da Indy 2023, o cabisbaixo Newgarden tentou justificar a escapa que causou na batida no muro. "Estava tentando tirar a diferença, mas o carro ficou traseiro. Mesmo com a bandeira amarela, eu ficaria atrás do mesmo jeito, eles estavam economizando combustível", iniciou o dono do #2 da Penske, em entrevista à NBC Sports.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Josef Newgarden está fora da disputa do título (Vídeo: Indycar)

Depois de herdar a pole-position devido à penalização em 9 posições de Scott McLaughlin, mais rápido na classificação disputada neste domingo, Newgarden estava em uma briga estratégica com Scott Dixon, rival direto na briga pelo campeonato, pela vitória no GP de Gateway.

Entretanto, após a última parada nos boxes, o piloto do #2 errou na curva 1 e acertou de leve o muro, mas o suficiente para causar a quebra na suspensão traseira direta e o abandono nas voltas finais do GP de Gateway. Consequentemente, Newgarden perdeu a chance lutar pelo tricampeonato da Indy.

"As coisas não funcionaram, fui na sujeira e bati. Não foi uma manobra 'ok'. Eu tinha um bom carro, fazia uma boa corrida, trabalhamos forte, mas é isso", completou Newgarden, que, além de sair da disputa pelo título com Palou e Dixon, vencedor da prova em Madison, também interrompeu a sequência de quatro vitórias em ovais.

A Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, que será a penúltima da temporada 2023 do campeonato, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.