Castroneves lamenta 20º na classificação da Indy 500: "Velocidade e ritmo não estavam lá"

Hélio Castroneves teve problemas para extrair desempenho do carro da Meyer Shank ao longo de toda a classificação e não conseguiu sonhar com o top-12. Piloto brasileiro largará em 20º nas 500 Milhas de Indianápolis

Hélio Castroneves fechou, neste sábado (20), a sua participação na classificação das 500 Milhas de Indianápolis. O brasileiro em nenhum momento conseguiu sonhar com o top-12 — o que o faria voltar para as atividades no domingo (21) — e teve de se contentar com a 20ª colocação no grid de largada da corrida da Indy 500.

O maior desafio para o piloto foi o carro #06 da Meyer Shank. No início da prova, Castroneves encontrou dificuldades para fazer as curvas e chegou, até mesmo, a triscar o muro na quarta volta rápida de sua tentativa obrigatória. Foi necessário, então, reavaliar o acerto do bólido para mais duas tentativas, sendo a melhor delas com o tempo de 2min35s203. Ainda assim, a velocidade atingida foi menor quando comparada com as principais equipes.

Relacionadas

"Melhorou agora [após a segunda tentativa]. A gente fez algumas pequenas mudanças. Não temos um carro para andar a 233 mph, infelizmente, mas tentamos ser mais rápidos e mais consistentes e funcionou um pouquinho. Eu até gostaria de largar um pouquinho à frente, porém realmente os tempos estão muito melhores do que o nosso carro pode fazer", reconheceu Castroneves em entrevista à Andreia Leite, do Diário Motorsport.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Hélio Castroneves enfrentou problemas com o carro da Meyer Shank (Foto: Indy)

Em outra fala após a classificação, o brasileiro voltou a citar os problemas do carro como motivos para a performance negativa: "Não foi um dia forte o suficiente para nós como equipe, mas forte para a corrida. Obviamente foi consistente, mas a velocidade e o ritmo algumas vezes não estavam lá. Nosso pessoal está realmente trabalhando duro e sei que voltaremos para a corrida em boa forma."

A classificação da Indy 500 tem sequência neste domingo com três etapas: o Fast 12, às 15h; o Bump, às 17h; e o Fast Six, que definirá a pole-position, a partir das 18h15. A corrida está agendada para o dia 28, às 12h. Castroneves tenta se tornar o único piloto a conquistar cinco vitórias na tradicional etapa. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.