Castroneves acerta em novo passo e ainda tem gás para buscar quinta Indy 500

Aos 48 anos, Helio Castroneves terá um novo rumo na carreira a partir de 2024. Conforme esperado, o brasileiro deixa de ser um piloto full-time na Indy pela Meyer Shank, mas ainda tem gás o suficiente para disputar as 500 Milhas de Indianápolis do ano que vem. De quebra, ainda vira um dos acionistas da equipe. Um movimento justo para quem merece.

Com uma carreira bem longa, Castroneves nunca mereceu a saída do time integral da Penske na Indy para 2018. Mesmo veterano, o desempenho do piloto não era ruim, muito pelo contrário. Após alguns anos correndo apenas a Indy 500 e o GP de Indianápolis, era hora de Helio quebrar aquele longo casamento para mirar uma experiência diferente e que pudesse entregar a sensação de correr uma temporada novamente.

Relacionadas

E ele conseguiu. Surpreendendo ao fechar com a Meyer Shank, conquistou uma inesquecível vitória na Indy 500 de 2021, entrando para o hall de quatro vezes vencedor da prova mais importante dos Estados Unidos. Mesmo com mais algumas corridas no programa para aquele ano, estava provado que Helio tinha feito por merecer a oportunidade de voltar a correr uma temporada completa de novo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Helio Castroneves tem um novo foco (Foto: Indy)

O experimento de temporada completa não foi como muitos esperavam, já que sofreu muito com a readaptação, com as classificações e tudo mais. E isso acabou piorando em 2023 com um carro menos competitivo, apesar de conseguir igualar as ações sempre que tentava nos ovais. De qualquer forma, a exigência sobre Castroneves não era de ser campeão, mas era interessante tê-lo podendo completar a história que foi interrompida anos atrás.

Hoje, Helio já não indica ter o mesmo ritmo e o porte de antes para aguentar a maratona que é uma temporada completa da Indy. Mesmo assim, ainda é um dos especialistas em ovais da categoria, não à toa venceu Indianápolis em 4 oportunidades diferentes e, se coloca, como um candidato ao quinto triunfo.

O vínculo de sociedade também representa um projeto interessante para um futuro de Helio fora das pistas. É importante que a Indy tenha nomes grandes também envolvidos em seus times, além de representar um passo curioso para, quem sabe, no futuro também virar um dono de equipe.