Rahal surpreende com pneus duros e anota pole do GP de Portland da Indy

Graham Rahal fez o Fast 6 com pneus duros e vai largar na pole-position do GP de Portland. É a segunda vez que o piloto vai comandar o pelotão nas últimas três corridas

Graham Rahal é o pole-position do GP de Portland da Indy. O piloto da RLL surpreendeu ao fazer o Fast 6 de pneus duros no Oregon na sessão disputada neste sábado (2), e com o tempo de 58s319, desbancou a concorrência e vai comandar o pelotão na corrida deste domingo. É a segunda pole de Rahal nas últimas três corridas.

O australiano Will Power, de Penske, vai largar na sétima posição, dividindo fila com o surpreendente inglês Callum Ilott, de Juncos. O americano Alexander Rossi, da McLaren, ficou na nona posição, enquanto Marcus Ericsson fechou o top-10 com a Ganassi.

[relacionadas]

O brasileiro Helio Castroneves vai largar na 22ª colocação. O brasileiro da Meyer Shank foi eliminado ainda no primeiro segmento com o tempo de 58s800.

A largada do GP de Portland da Indy acontecerá neste domingo (3) a partir das 16h30 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO e transmissões de ESPN, TV Cultura e Star+.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi a classificação da Indy em Portland:

Q1: Castroneves é eliminado no grupo 2

Grupo 1: Josef Newgarden, Graham Rahal, Rinus VeeKay, Christian Lundgaard, Felix Rosenqvist, Will Power, Colton Herta, Romain Grosjean, Devlin DeFrancesco, Callum Ilott, Ryan Hunter-Reay, Santino Ferrucci e Sting Ray Robb

O grupo 1 saiu na pista às 16h30 (de Brasília, GMT-3). Entre os pilotos, o único a utilizar pneus macios foi o americano Ryan Hunter-Reay, da Carpenter. O resto, utilizava duros. Na primeira metade do período, o tempo mais rápido ficou nas mãos de Graham Rahal, com 58s395. Rosenqvist, Lundgaard, VeeKay, Newgarden e Herta.

Na hora dos pneus macios, quem ficou com a volta mais rápida do grupo foi Rosenqvist, com 57s896. Herta, Newgarden, Rahal, Power e Ilott garantiram a classificação para a fase seguinte.

Grupo 2: Scott McLaughlin, Scott Dixon, Álex Palou, Marcus Armstrong, Pato O'Ward, Alexander Rossi, Marcus Ericsson, David Malukas, Kyle Kirkwood, Jüri Vips, Helio Castroneves, Benjamin Pedersen, Agustín Canapino, Tom Blomqvist

O segundo grupo teve início às 16h46. De cara, Canapino e Pedersen partiram com os pneus macios. Palou saiu na liderança do grupo, seguido por McLaughlin, Canapino, Dixon, Ericsson e Malukas.

Com todos utilizando pneus macios, o espanhol líder do campeonato seguiu brilhando ao cravar 57s965. McLaughlin, O'Ward, Dixon, Rossi e Ericsson garantiram a classificação, enquanto Pedersen rodou sozinho e ficou de fora.

Fast 12: Newgarden bate e fica de fora

O Fast 12 foi liberado a partir das 17h07. O único a utilizar pneus macios na primeira metade do grupo foi Callum Ilott, da Juncos, Uma bandeira vermelha aconteceu por conta de Josef Newgarden. O piloto da Penske perdeu controle na última curva e parou na barreira de pneus.

Josef Newgarden bateu na curva 12 e foi eliminado na segunda rodada da classificação em Portland (Vídeo: NBC Sports)

Dixon assumiu a liderança com 59s242. Rosenqvist, McLaughlin, Palou, Rossi e Power estavam no top-6. Nas voltas finais, quem saiu com o topo da tabela foi McLaughlin, com o tempo de 58s077. Herta, O'Ward, Dixon, Palou e Rahal se classificaram para a disputa da pole.

Fast 6:

Logo no começo do Fast 6, Palou impressionou ao cravar 58s650 com pneus macios e surpreender a concorrência. De pneus duros, Rahal surpreendeu a todos com 58s319, assumindo a primeira posição. McLaughlin foi ao segundo posto com 58s325