Rosenqvist surpreende na despedida da McLaren e crava pole do GP de Laguna Seca

No fim de semana em que se despede da McLaren, Felix Rosenqvist cravou a pole-position do GP de Laguna Seca, batendo Scott McLaughlin por apenas 0s009

Felix Rosenqvist é o pole-position do GP de Laguna Seca da Indy. Na corrida em que se despede da McLaren, o piloto sueco anotou o tempo de 1min06s641 para surpreender a concorrência e garantir a posição de honra em Monterey, na Califórnia.

Rinus VeeKay, da Carpenter, largará da sétima posição, lado a lado com Will Power, que parte de oitavo. Romain Grosjean, em sua despedida da Andretti, forma a quinta fila junto do mexicano Pato O'Ward, da McLaren.

Relacionadas

Vencedor das edições de 2019 e 2021, Colton Herta até liderou o treino livre 1 com a Andretti, mas foi surpreendido por uma eliminação precoce, ainda no primeiro segmento, ficando de fora do Fast 12 e largando apenas do 14º lugar.

Na despedida do posto de piloto 'full-time' na Indy, Helio Castroneves largará na 27ª e última posição com a Meyer Shank. O piloto brasileiro acabou rodando na volta de classificação no primeiro segmento e acabou eliminado, sem sequer marcar tempo.

O GP de Laguna Seca tem largada marcada para 15h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Saiba como foi a classificação do GP de Laguna Seca:

Q1: Castroneves roda, Herta é eliminado

Grupo 1: Rinus VeeKay, Alexander Rossi, Colton Herta, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Jüri Vips, Romain Grosjean, Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci, Tom Blomqvist, Ryan Hunter-Reay, Benjamin Pederson e Agustín Canapino

A bandeira verde foi acionada a partir das 18h04 (de Brasília, GMT-3). De cara, Hunter-Reay, Blomqvist e Pedersen entraram de pneus macios. Na primeira metade do grupo, o tempo mais rápido ficou nas mãos de Felix Rosenqvist, com 1min07s650. Dixon, Vips, Rossi, Grosjean e Herta eram os que avançavam.

Todos os pilotos tiraram os pneus duros e partiram para os macios. Uma bandeira vermelha aconteceu com menos de 90 segundos para o fim do grupo. Hunter-Reay rodou na reta principal. Naquele estágio, Vips, Rosenqvist, Grosjean, Dixon, Rossi e Herta.

Com bandeira verde, cada piloto teve tempo de dar mais uma volta cronometrada. Dixon cravou o tempo mais rápido com 1min07s000. Grosjean, Vips, Ferrucci, Rosenqvist e VeeKay avançaram, deixando Herta, Rossi e Ericsson de fora.

Grupo 2: Christian Lundgaard, Álex Palou, Kyle Kirkwood, Graham Rahal, Scott McLaughlin, Will Power, Marcus Armstrong, Callum Ilott, Devlin DeFrancesco, David Malukas, Josef Newgarden, Helio Castroneves, Sting Ray Robb e Pato O'Ward

A bandeira verde para o grupo 2 veio às 18:26. De cara, Castroneves e Robb foram os primeiros a experimentar os pneus macios. Uma bandeira vermelha surgiu com 7min24s para o fim do grupo. O responsável foi Helio, que ficou na brita da curva 4 e acabou eliminado. Naquele estágio, Palou, O'Ward, Rahal, Robb, Ilott e Newgarden eram os que avançavam, e assim ficou até a metade do grupo.

Helio Castroneves errou, ficou preso na caixa de brita e foi eliminado na prmeira rodada em Laguna Seca (Vídeo: IndyCar)

Na hora de todos os pilotos de pneus macios, a volta mais rápida ficou nas mãos de Pato O'Ward, com 1min06s845. McLaughlin, Lundgaard, Newgarden, Palou e Power também garantiram a classificação.

Fast 12: Lundgaard surpreende com melhor tem

Após uma pequena investigação sobre Will Power, que nenhuma ação foi tomada, o Fast 12 teve início às 18h53. Ninguém se arriscou de pneus duros nos primeiros cinco minutos. Quem apareceu na ponta foi Christian Lundgaard, com 1min07s278, seguido por Newgarden, Palou, O'Ward, McLaughlin e Grosjean.

Com todos de pneus macios, Lundgaard melhorou a própria marca e cravou um impressionante 1min06s461. McLaughlin, Palou, Rosenqvist, Dixon e Newgarden avançaram para a disputa da pole-position.

Fast 6: Rosenqvist surpreende e sai com pole

Apenas Dixon resolveu ir de pneus duros, e surpreendeu com o tempo de 1min07s017. Porém, Newgarden bateu o neozelandês ao cravar 1min06s793. Quando tudo parecia encaminhado para o americano sair na pole, Felix Rosenqvist surpreendeu com 1min06s641. Lundgaard tratou de tirar o bicampeão da primeira fila com 1min06s747. Scott McLaughlin fez 1min06s651, ficando com o segundo.