Lundgaard lidera treino livre 1 da Indy em Portland. Palou abre fim de semana em 3º

Vencedor em Toronto, Christian Lundgaard abriu o fim de semana de atividades da Indy em Portland na liderança. Álex Palou foi o terceiro colocado

O dinamarquês Christian Lundgaard abriu o fim de semana da Indy em Portland com a liderança no treino livre 1. Entre os pilotos que mais rodaram nesta sexta-feira (1) no Oregon, o jovem da RLL cravou 58s177 para ficar com a ponta na primeira atividade de pista no Oregon.

As atividades em Portland retornam neste sábado com o treino livre 2, agendado para 12h00 (de Brasília, GMT-3). A classificação vem logo mais, a partir das 16h30, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Portland:

A bandeira verde para o treino livre 1 do GP de Portland foi acionada às 19h00 (de Brasília, GMT-3). Como padrão em 2023, a sessão tem 75 minutos de duração em uma janela de 1h30. Inicialmente, os pilotos foram para a pista apenas para voltas de reconhecimento e instalação do traçado.

Após os primeiros 15 minutos, quem surgia na liderança era Christian Lundgaard, da RLL, que cravou 59s058. Logo, surgiu a primeira bandeira vermelha do fim de semana, que veio pelas mãos de Felix Rosenqvist. O piloto sueco da McLaren perdeu o carro na última curva e tocou a barreira de pneus.

Felix Rosenqvist bateu sozinho no TL1 (Vídeo: Indycar)

Uma pausa de cinco minutos aconteceu e o treino foi reiniciado. Quem também deu um passeio na grama na curva 12 foi Ryan Hunter-Reay, da Carpenter, mas o campeão de 2012 conseguiu trazer o carro de volta para a pista. A vermelha, no entanto, acabou surgindo novamente, por causa de Santino Ferrucci, da Foyt. O piloto rodou sozinho na curva 7. Com ajuda do time de resgate, ele voltou para a pista.

Lundgaard finalmente foi desbancado na liderança. O novo ponteiro passou a ser o mexicano Pato O'Ward, da McLaren, que cravou 58s933. A felicidade do mexicano não durou muito tempo, com Álex Palou aparecendo na liderança pela Ganassi ao cravar 58s916. A terceira bandeira vermelha do dia tornou a aparecer por conta de Ryan Hunter-Reay, que rodou sozinho na reta principal.

Faltando 30 minutos para o fim da sessão, Álex Palou era líder com O'Ward em segundo, Dixon em terceiro, Lundgaard em quarto, McLaughlin em quinto, Grosjean em sexto, Rossi em sétimo, Rahal em oitavo, Rosenqvist em nono e DeFrancesco em décimo. A verde foi acionada para o reinício da atividade.

Com 20 minutos para o fim, um novo líder apareceu: Rinus VeeKay, de Carpenter, anotou 58s847 e tomou a liderança da atividade. Christian Lundgaard veio em seguida, anotando segundo melhor tempo e eventualmente tirando a ponta das mãos de Rinus com 58s177.

Kyle Kirkwood, de Andretti, apareceu na segunda colocação com o tempo de 58s694.