Williams abandona desenvolvimento do FW45 e foca em 2024: “Momento certo para começar”

Embora esteja em uma boa fase, a Williams optou por descontinuar a evolução do FW45 para se fazer entender melhor o regulamento de 2024 e começar o ano com o pé direito

A Williams começou a temporada 2023 da Fórmula 1 como pior equipe do grid, mas progrediu a ponto de assumir o sétimo lugar no Mundial de Construtores. A evolução foi fruto, principalmente, da atualização que chegou no carro de Alexander Albon no GP do Canadá e permitiu o anglo-tailandês terminar a etapa na sétima posição. No entanto, Dave Robson, chefe de desempenho da equipe, afirmou que as atenções vão se voltar para o carro do ano que vem.

Com o novo assoalho, duto de freio e sidepod instalados desde a prova em Montreal, a Williams passou a ser considerada uma forte candidata ao top-10 nas últimas corridas da F1. Embora o progresso seja evidente, Robson negou que a escuderia vai tentar se tornar ainda mais forte em 2023. Afinal, o FW45 já atingiu o seu pico de desenvolvimento e as mudanças no modelo serão apenas “pontuais”.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alexander Albon já somou 11 pontos com a Williams em 2023 (Foto: Williams)

“Acho que a maior parte do que estava em andamento já foi entregue. Trouxemos a asa dianteira para Silverstone e veremos isso novamente em Spa. Mas, além disso, provavelmente apenas algumas pequenas coisas que estamos testando no túnel de vento e devemos colocar no carro em breve”, disse Dave.

“Agora é o momento certo para começar a focar no carro do próximo ano. E também continuar a entender nosso equipamento e executar o que temos em alguns tipos diferentes de circuito para depois aprimorar nossas configurações e permitir que os pilotos tirem o máximo proveito dela”, finalizou.

Com dez etapas completadas na temporada 2023 da Fórmula 1, a Williams está empatada com a Haas com 11 tentos nos Construtores. Albon foi o responsável por todos os pontos da escuderia britânica.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1. A classificação está marcada para as 11h deste sábado (22).