Valtteri Bottas obtém primeira pole da carreira no Bahrain

Valtteri Bottas conquistou a sua primeira pole position na Fórmula 1 ao bater o seu colega de equipa por apenas 23 milésimos de segundo na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Bahrain.

Hamilton até começou melhor , ao rodar em 1:28.792 na primeira tentativa do Q3, sendo 52 milésimos mais rápido face a Bottas. No entanto, na derradeira tentativa, Hamilton não melhorou o seu tempo e o finlandês completou a sua volta em 1;28.769, assegurando a primeira pole da carreira.

[relacionadas]

Sebastian Vettel não teve argumentos para se intrometer entre os Mercedes e foi terceiro, diante do Red Bull de Daniel Ricciardo.

A Ferrari e a Red Bull dividem também a terceira linha da grelha de partida, com Kimi Raikkonen a ser quinto à frente de Max Verstappen.

A Renault esteve em bom plano e colocou os dois carros na terceira fase da sessão de qualificação. Nico Hulkenberg foi sétimo e Jolyon Palmer décimo. Entre eles ficaram o Williams de Felipe Massa e o Haas de Romain Grosjean.

No Q2 ficaram eliminados Daniil Kvyat, Lance Stroll, Pascal Wehrlein e Fernando Alonso. O espanhol foi condicionado por novos problemas no motor Honda do seu McLaren e nem chegou a estabelecer um tempo.

Inesperadamente de fora no Q1 ficaram Sergio Perez e Carlos Sainz. O piloto da Toro Rosso tinha realizado o melhor primeiro setor quando viu o seu STR12 ficar sem potência, fazendo com que fosse apenas 16º. Quanto a Perez, terminou em 18º, possivelmente condicionado pelo incidente de Sainz.

Stoffel Vandoorne (17º), Marcus Ericsson (19º) e Kevin Magnussen (20º) também não passaram ao Q2.