Red Bull muda tradicional banho de energético após vitórias para evitar punição

A Red Bull, querendo evitar uma punição da FIA, não comemorou o título de Max Verstappen como de costume para não deixar seu pit-lane grudento

Uma das grandes características da Red Bull são as celebrações extravagantes após conquistar vitórias e títulos na Fórmula 1. No entanto, depois de Max Verstappen garantir o tricampeonato mundial com a segunda posição na corrida sprint do GP do Catar, a equipe foi obrigada a mudar um pouco o lugar do já tradicional banho de energético Red Bull devido ao regulamento da categoria e pelo holandês ter garantido o mundial ainda neste sábado (7), com a corrida principal a ser disputada. 

Essa mudança de local foi feita para evitar uma possível punição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por alterar sua própria área de pit-lane, já que ainda há a prova do domingo pela frente. Deixar um resíduo pegajoso no local poderia ser considerado uma violação do Artigo 34.10 da F1, que afirma que as equipes não podem tentar melhorar a aderência da superfície, a menos que haja um problema identificado e uma solução dada pelo delegado da prova.

[relacionadas]

"É a primeira vez para nós [vencer no sábado] e é incomum. Mas você sabe, conquistar um campeonato mundial é a sensação mais mágica e algo que, como equipe, você tem de celebrar. Então, hoje à noite, vamos nos reunir, tomar alguns Red Bull e cervejas sem álcool. E, felizmente para nós, amanhã a corrida começa tarde” afirmou Christian Horner, chefe da equipe austríaca.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com título do neerlandês equipe austríaca garantiu os dois mundiais da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Normalmente, quando a Red Bull vence uma corrida, registra o momento com uma foto com a equipe completa, que culmina com os membros da equipe se banhando com o famoso energético da marca. Essas comemorações costumam acontecer no pit-lane da Fórmula 1, seja com a reta principal da pista ao fundo ou bem em frente à garagem do time.

Desta vez, após a confirmação do terceiro título mundial de Verstappen, a Red Bull escolheu tirar apenas uma foto de celebração em frente à garagem no Catar. Em seguida, mudou as celebrações mais exaltadas para algumas centenas de metros abaixo dos boxes, longe de onde os carros circulam.

Embora a comemoração não seja uma tentativa deliberada de alterar o nível de aderência da área do pit-stop, a Red Bull confirmou que a decisão de mudar as celebrações visava evitar qualquer sugestão de que bebidas derramadas pudessem ser consideradas uma mudança na área dos boxes.

Verstappen seguiu o raciocínio de Horner e também admitiu que levaria as coisas com calma depois de conquistar o terceiro título. "Vou tomar bastante água com gás esta noite, mas estarei aqui [para comemorar] amanhã", concluiu o novo tricampeão.

Fórmula 1 volta à pista de Lusail neste domingo (8), com a largada do GP do Catar programada para as 14h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Há também a transmissão da corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, a partir das 13h40.