Red Bull detalha influência de Newey no sucesso do time: "Desafia o sistema"
Pierre Wache explicou como Adrian Newey entra onde quiser na Red Bull e ajuda a questionar pequenos detalhes e grandes coisas. O time tem 12 vitórias em 12 corridas em 2023
O projetista Adrian Newey é um dos mais famosos da história da Fórmula 1. Hoje, trabalha como diretor-técnico da Red Bull e é peça chave do sucesso recente do time, que venceu as 12 corridas disputadas até aqui na temporada 2023 do Mundial. Com 64 anos de idade e uma carreira de mais de 30 na elite do esporte, ele já admite que a aposentadoria pode estar próxima.
Pierre Wache, um dos diretores-técnicos da Red Bull, falou sobre a metodologia de trabalho de Newey, e explicou o jeito com que o projetista consegue tirar o melhor da equipe.
"A estrutura é feita para ter pessoas que possamos confiar no sistema, seja na fábrica ou na pista, e poder desenvolver o trabalho da forma que gostaríamos. Adrian, ele vai a qualquer área que quer poder interagir com todos e desafiar o sistema", comentou Wache em entrevista ao site americano Motorsport.com.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Max Verstappen venceu os últimos dois Mundiais de Pilotos da Fórmula 1 e caminha fortemente para o tricampeonato. Para Wache, a forma com que Newey entra em pequenos detalhes e o respeito de outros funcionários por seu conhecimento.
"É a chance dele conseguir entrar em pequenos detalhes em algumas áreas, e em maiores em outras. Quando você faz seu trabalho e tem alguém ao seu lado que conhece bem, dar um passo atrás pode ser um grande benefício. A intenção de todos no time é deixar o carro mais rápido, mas o jeito que todos estão fazendo é diferente. Então, penso que nosso equilíbrio é bem bom", seguiu.
A Fórmula 1 passou por uma revolução técnica em 2022 que trouxe o retorno do efeito-solo nos carros, algo que Newey estudou ainda nos tempos de faculdade. A mudança introduziu também a chegada do porpoising, efeito de quiques nos carros e que a Red Bull se beneficiou por não sofrer. Eventualmente, a FIA lançou uma diretiva técnica para controlar a situação.
"Sobre os quiques, não, mas sobre outras coisas, sim", disse Wache quando perguntado se Newey antecipou comportamentos dos carros com o novo regulamento. "Em algumas coisas sobre a rigídez do assoalho e tudo, foi destacado antes. O porpoising não foi previsto, mas o jeito de correr, sim", concluiu.
A Fórmula 1 entrou de férias e retorna somente no fim de agosto, entre os dias 25 e 27, com o GP da Holanda, em Zandvoort, 12ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além do