RB escala Iwasa para treino livre 1 em Suzuka e forma dupla 100% japonesa
Atualmente na Super Fórmula depois de passagem positiva pela Fórmula 2, Ayumu Iwasa ocupará o lugar de Daniel Ricciardo no treino livre 1 do GP do Japão
A RB (Visa Cash App Racing Bulls) terá um time inteiro japonês durante o treino livre 1 do GP do Japão, que acontece no dia 5 de abril. Por meio de sua coluna no site SpeedWeek, Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou que Ayumu Iwasa tomará o lugar de Daniel Ricciardo durante a primeira sessão em Suzuka, dividindo garagem com o compatriota Yuki Tsunoda.
Piloto da academia da Red Bull, Iwasa será o primeiro reserva a ser utilizado de forma obrigatória em um treino livre na Fórmula 1 em 2024. Ayumu disputou as últimas duas temporadas da Fórmula 2, finalizando no top-5 do campeonato em ambas as oportunidades. Sem vaga na classe de suporte, retornou ao Japão para correr a Super Fórmula.
Não será a primeira vez de Iwasa em um carro de Fórmula 1. O piloto japonês foi o escolhido da AlphaTauri para guiar no teste de jovens pilotos de Abu Dhabi, que aconteceu em novembro de 2023. Na ocasião, foram 96 voltas completadas e o 15º lugar no geral.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A notícia da participação de Iwasa no TL1 não vem em boa hora para Daniel Ricciardo. O veterano australiano está sob pressão depois do desempenho pífio nas primeiras três corridas da temporada. O jornal neozelandês Herald reportou, nesta segunda-feira (25), de que o australiano corre o risco de ser sacado para dar lugar a Liam Lawson no GP de Miami, caso não melhore.
A Racing Bulls atualmente ocupa o sexto lugar no Mundial de Construtores com 6 pontos, todos conquistados por Yuki Tsunoda no GP da Austrália, disputado no último fim de semana, quando finalizou no sétimo lugar.
A Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.