Pirelli busca diminuir desgaste de pneus para 2025, mas teme que F1 "vire procissão"
Mario Isola, chefe da Pirelli, afirmou que vão estudar formas de evitar a alta degradação dos pneus, mas apontou que o desgaste ajuda nas estratégias e há riscos da Fórmula 1 virar uma procissão
Depois da renovação com a Fórmula 1 até 2027, a Pirelli está trabalhando em novos pneus para a temporada que vem. A preocupação principal da marca italiana e da categoria é desgaste excessivo, ponto central das reclamações dos pilotos.
"Sem alta degradação, não há razão para ter uma corrida de duas paradas. Mas também acredito que a maior parte da ação na pista se deve à degradação dos pneus e como se consegue administrar", disse Mario Isola, chefe da Pirelli.
“Se você reduzir isso, estou convencido de que o risco é ter uma procissão porque obviamente, se você pode forçar, eu posso, todo mundo pode. Não é um pneu diferente para cada piloto. Então, entendo os pilotos que reclamam da alta degradação dos pneus porque gostariam de forçar mais e isso é uma indicação clara", seguiu.
De fato, um ponto determinante das corridas tem sido o gerenciamento de pneus. Equipes que gastam mais tendem a ter um desempenho menor, e aí aparece o talento dos pilotos e as configurações dos carros. Isola reitera que a degradação será estudada e, provavelmente, diminuída.

“O que queremos entender é como modificamos a ação no caminho certo reduzindo a degradação. Isso é algo que podemos fazer. Temos de projetar um pneu com um nível de degradação diferente e podemos considerar essa opção no futuro. Mas é importante entender se há alguma consequência não intencional nisso", colocou.
"É importante que, para o futuro, tenhamos este tipo de metas esclarecidas antecipadamente. Precisamos entender o que é bom para o esporte, levando em consideração os conselhos e os comentários dos pilotos, mas para o benefício do esporte", encerrou.
A Fórmula 1 retorna no dia 18 de novembro com a edição inaugural do GP de Las Vegas, nos Estados Unidos. Será a 21ª e penúltima etapa do campeonato.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!