Pilotos minimizam classificação da F1 com jogo obrigatório de pneus: "Não vejo benefícios"

Fórmula 1 vai experimentar classificação com jogo obrigatório de pneus para cada segmento no GP da Emília-Romanha. Pilotos creem que mudança não terá grandes impactos no grid

Fórmula 1 vai pôr em prática um experimento na classificação para o GP da Emília-Romanha, sexta etapa da temporada 2023, marcada para 21 de maio. Durante a definição do grid de largada, os pilotos serão obrigados a usar apenas um determinado tipo de composto em cada parte da sessão. Porém, a mudança que será testada ainda não agrada os pilotos.

Após a sessão de classificação do último GP do Bahrein, o pole-position e eventual vencedor Max Verstappen afirmou que não vê benefícios na mudança, e crê que seria melhor se a Fórmula 1 buscasse maneiras de tornar o grid mais equilibrado.

[relacionadas]

"Eu espero que não esteja frio em Ímola, ou então será bem difícil. Será o mesmo para todo mundo, mas acho que não precisamos destas coisas em classificação. Eu realmente não vejo o benefício disso. É melhor se conseguirmos com que todos os carros fiquem próximos aos outros e estejam mais competitivos em vez de apimentar as coisas desse jeito, que acho que é o melhor para o show", comentou o holandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen faturou a pole do GP do Bahrein (Foto: Red Bull Content Pool)

Em Ímola, durante a classificação, os pilotos poderão usar apenas os pneus duros no Q1. Já no Q2, os compostos disponíveis serão os médios. Os favoritos macios ficarão apenas para o Q3. No geral, serão três conjuntos de pneus duros, quatro médios e quatro macios para todo o final de semana. O plano é que as equipes separem seis jogos de pneus para a classificação e deixem os outros cinco para os treinos livres e a corrida.

Segundo colocado na classificação e também na corrida, Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, também concordou que a mudança não deve implicar em maiores alterações no grid.

"Eu acho que é apenas para o show. Não vejo necessidade disso. Quando você vê a classificação que tivemos hoje, com tudo perto, não vejo necessidade de mudar algo. Vamos ver assim que tentar, mas sinto que não precisa de mudança para algo que funciona bem", concluou.