Szafnauer abre jogo sobre saída da Alpine e projeta retorno à Fórmula 1

Demitido da Alpine, Szafnauer não pode exercer o cargo de diretor de equipes por um ano. Mas nada impede que possa se encaixar em outra função na Fórmula 1

Otmar Szafnauer começa as férias da Fórmula 1 à procura de emprego. Demitido da Alpine com efeito imediato ao final do GP da Bélgica, o romeno não pode trabalhar para outra equipe por doze meses, mas nada impede que ele possa assumir outra função dentro do esporte.

Em entrevista ao podcast SpeedCity Broadcasting, Otmar não quis entrar em detalhes contratuais de sua rescisão com o time francês, porém, sugeriu que busca um encaixe diferente na F1 sem ser como diretor de equipe.

[relacionadas]

“Não conquistei tudo o que gostaria de alcançar, esperava construir uma equipe realmente de alta performance, acredito que estava no caminho certo para isso. É uma pena que todas as pessoas boas estejam presas a contratos de longo prazo e todos eles virão em 2024 e 2025", disse.

Gasly subiu no pódio com a Alpine na Bélgica (Foto: Alpine)

Szafnauer reiterou na conversa que a discussão sobre sua saída foi em comum acordo entre ele e a Renault, que enxergou nele uma incapacidade de chegar a um prazo realista para a Alpine ter sucesso na F1.

"Estabeleci cronogramas de quanto tempo leva neste esporte para efetuar a mudança. Não é como um time de futebol, mudar uma cultura leva tempo. Isto não foi aceito pela Renault, que gostaria que fosse mais rápido e nisso discordamos", revelou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A equipe teve uma boa performance em Spa-Francorchamps, com Pierre Gasly no pódio da corrida sprint e Esteban Ocon salvando um bom oitavo lugar na prova principal. "Estou feliz pelo resultado, pelo espírito de luta que mostramos. O carro veio com atualizações importantes que fizeram a diferença e é isso que precisamos seguir fazendo", analisou Szafnauer.

Fórmula 1 entrou de férias e retorna somente no fim de agosto, entre os dias 25 e 27, com o GP da Holanda, em Zandvoort, 12ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.