Piastri aproveita slicks no fim e lidera TL2 esvaziado por chuva no Japão
Em uma sessão bastante comprometida pela chuva, Oscar Piastri ficou com a volta mais rápida. Apenas sete pilotos registraram tempo no TL2 da F1 no Japão
O segundo treino livre da Fórmula 1 no Japão durou, na verdade, três minutos. Foi o tempo que Oscar Piastri precisou para ir à pista com os pneus slicks no fim após uma trégua da chuva fina que caía sobre Suzuka e bater a volta mais rápida das únicas duas registradas até então, por Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.
A chuva esperada para o dia caiu antes do TL2 e comprometeu bastante o cronograma das equipes, que preferiram poupar os compostos intermediários para o restante do final de semana a buscar acertos específicos. A questão era que o asfalto não estava molhado o suficiente para compensar 'gastar' os pneus de faixa verde e nem em condições de slick.
Tsunoda, então, aproveitou para ter o seu momento e foi para a galera. Foram cinco voltas apenas, mas teve o gostinho de liderar a tabela de tempos ao registrar 1min40s946. Ricciardo seguiu o companheiro e ficou a 0s9 da marca.
E foi assim até os três minutos finais. Sauber, Williams e Haas até ameaçaram registrar tempo, mas nenhum fechou o giro. Só nos instantes finais é que Piastri arriscou os slicks de faixa vermelha e melhorou consideravelmente a marca de Tsunoda, virando 1min39s105.
Mas nada ainda estava decidido. Lewis Hamilton, que chegou a ir para a pista no início, retornou para uma tentativa final e melhorou o tempo de Piastri no setor 1, porém não conseguiu bater a volta do australiano, ficando a 0s5.
E foi isso. Ainda deu tempo de Charles Leclerc ir para a pista pegar o terceiro posto, mas apenas sete pilotos registraram tempo de volta. Tsunoda, Ricciardo, Lando Norris e Carlos Sainz vieram na sequência.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi o TL2 da Fórmula 1 no Japão:
Depois de uma sessão liderada com tranquilidade por Verstappen, 19 dos 20 carros retornaram à pista de Suzuka para a realização da segunda sessão do dia. A Williams bem que tentou, mas não foi possível reparar o carro de Logan Sargeant a tempo para o TL2 após a forte batida na metade do primeiro treino.
A situação, na verdade, começa a ficar crítica para o time de Grove. Como se não bastasse não ter chassi sobressalente até Miami, o acidente de Sargeant deixava a esquadra inglesa em posição delicada por conta da falta de peças de reposição.
Problemas da Williams à parte, a chuva prometida deu o ar da graça e espantou os carros da pista nos primeiros 13 minutos. Com os termômetros em 14°C de temperatura ambiente e asfalto apenas em 18°C, os pilotos optaram por aguardar alguma melhora das condições, por mais que a previsão para domingo também fosse de pista molhada.
Faltando 47 minutos para o final da sessão, Hamilton foi o primeiro a se aventurar no técnico traçado japonês, já calçado com slicks médios. Pelo rádio, informava ao engenheiro Peter Bonnington que o asfalto estava "bastante seco", com alguns pontos mais molhados, sobretudo nas zebras. O britânico, porém, recolheu para a garagem antes de fechar o giro.
Ricciardo, que deu lugar a Ayumu Iwasa na primeira sessão, foi o segundo a checar as condições da pista, também com os pneus para pista seca. Só que a chuva voltou a cair enquanto o australiano estava no meio da volta, obrigando-o a retornar aos boxes.
Com mais de 20 minutos passados, nenhum tempo havia sido registrado, e a impressão era de que só teríamos alguma ação no TL2 na parte final da sessão. Enquanto o público japonês se encolhia nas arquibancadas debaixo de chuva, mas sem deixar a animação característica de lado, alguns aguardavam ainda do lado de fora do cockpit, como Verstappen.
Piastri, então, enfim foi para a pista com os compostos intermediários faltando 32 minutos para o encerramento da atividade. Na saída dos boxes, foi possível notar que era, de fato, o composto certo, uma vez que o carro #81 chegou a levantar um pouco de spray. Pelo rádio, informou, contudo, que o asfalto "não estava tão molhado assim", e da mesma forma que Hamilton e Ricciardo, voltou aos boxes sem cruzar a linha de chegada.

Tsunoda foi o próximo da fila. Pouco a pouco, o duo da Sauber e também Ricciardo foram à pista. E foi o japonês o primeiro a abrir e fechar volta rápida, estabelecendo 1min42s304 — a única volta rápida registrada em mais de 30 minutos transcorridos no TL2.
O companheiro do japonês na RB veio na sequência e também completou o giro, porém com um tempo 4s1 mais lento que o de Yuki. Albon, com a Williams ainda no páreo no fim de semana, optou por abortar a tentativa por considerar o asfalto muito seco para pneus intermediários.
Enquanto isso, Tsunoda fazia seu show particular para a torcida local e baixava a própria marca em 1s3. Ricciardo também acertava a mão e ficava mais perto do #22 ao virar 1min41s913 — menos de 1s da marca de Yuki.
Com seis minutos para o fim, foi enfim a vez de mais uma equipe diferente ver com os próprios olhos as condições do asfalto: a Haas, com Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, os dois com pneus slicks macios, porém foi mais do mesmo. Bastou uma saída para recolher. Só mesmo no instante final é que Piastri resolveu ir até o fim e testar, de fato, se os sicks caberiam em tais condições. E deu certo: o australiano não só melhorou bastante o tempo de Tsunoda, como ainda emendou uma curta sequência de voltas rápidas, consolidando uma liderança, de certo modo, esquisita.
F1 2024, Suzuka, GP do Japão, TL2, Resultado Final:
1 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:34.725 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:35.226 | +0.501 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:38.760 | +4.035 |
4 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:40.946 | +5.720 |
5 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:41.913 | +6.687 |
6 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:44.977 | +10.252 |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:52.579 | +17.854 |
8 | G ZHOU | Sauber Ferrari | Sem Tempo | |
9 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | Sem Tempo | |
10 | A ALBON | Williams Mercedes | Sem Tempo | |
11 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | Sem Tempo | |
12 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | Sem Tempo | |
13 | E OCON | Alpine | Sem Tempo | |
14 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | Sem Tempo | |
15 | L SARGEANT | Williams Mercedes | Sem Tempo | |
16 | P GASLY | Alpine | Sem Tempo | |
17 | S PÉREZ | Red Bull Honda | Sem Tempo | |
18 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | Sem Tempo | |
19 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | Sem Tempo | |
20 | G RUSSELL | Mercedes | Sem Tempo |