Rosberg admite "grande surpresa" com ida de Hamilton para Ferrari, mas diz: "Decisão certa"

Ex-companheiros na Mercedes, Nico Rosberg afirmou Lewis Hamilton tomou a "decisão certa" ao decidir se mudar para a Ferrari em 2025

Quase três meses após Lewis Hamilton anunciar que irá competir pela Ferrari em 2025, Nico Rosberg emitiu a primeira opinião sobre o assunto. Ex-companheiro do heptacampeão na Mercedes, o alemão admitiu "grande surpresa" com a notícia, mas acredita que seu antigo rival fez a escolha certa.

Rosberg e Hamilton compartilharam a garagem das Flechas de Prata durante quatro anos, entre 2013 e 2016, quando o alemão decidiu se aposentar após finalmente conseguir derrotar o #44 e conquistar seu único troféu na categoria principal do automobilismo. Desde então, Rosberg passou a ter a sua própria equipe na Extreme E — categoria off-road de veículos elétricos —, além de fazer trabalhos como comentarista e criador de conteúdo nas plataformas digitais. Por outro lado, Lewis empilhou títulos nos últimos anos e se tornou — ao lado de Michael Schumacher — o maior vencedor da F1.

[relacionadas]

No entanto, o companheiro de George Russell vem sofrendo nos últimos três anos desde que o regulamento da classe rainha mudou em 2022, já que a Mercedes não entendeu muito bem como lidar com o efeito-solo, ficando longe de lutar por vitórias. Ainda almejando alcançar o octacampeonato, Hamilton fechou com a Ferrari e irá competir ao lado de Charles Leclerc a partir de 2025, um anúncio que pegou muita gente de surpresa, inclusive Rosberg.

"É claro que foi uma grande surpresa. Ninguém esperava, eu também não", disse Nico à emissora britânica Sky Sports. “Mas se você olhar para o grande esquema das coisas, por que não? Ele está caminhando para o final da carreira. Há duas equipes lendárias, a Mercedes e a Ferrari", continuou.

O clima esquentou entre Hamilton e Rosberg durante período na Mercedes (Foto: Fórmula 1)

"Sei que Lewis sempre foi um grande fã dos carros de rua da Ferrari, então por que não fazer essa mudança e ter uma experiência diferente ao vestir vermelho? Ele pode realmente conquistar o objetivo de competir pelas duas equipes mais lendárias", acrescentou Nico.

Além disso, o mau momento pelo qual o time comandado por Toto Wolff está passando pode ter tido grande influência na decisão de Hamilton. Nos últimos três anos, a única vez que a escuderia da estrela de três pontas subiu no degrau mais alto do pódio foi no GP de São Paulo de 2022, com Russell. Olhando por esse lado, Rosberg também acredita que a escolha do #44 foi a correta.

"A propósito, neste momento também parece ser a decisão certa para ele em termos de desempenho. Talvez ele faça uma mudança incrível como naquela época, há 12 anos, quando saiu da McLaren para a Mercedes. A McLaren estava vencendo corridas, a Mercedes não estava em lugar nenhum e, no momento em que ele chegou, a situação inverteu. Talvez ele consiga fazer o mesmo de novo", apostou o alemão, que ainda espera uma bela disputa entre seu ex-colega e Leclerc em 2025.

"É claro que estamos todos ansiosos por essa dinâmica. Charles não parece alguém que entra muito em conflito com seu companheiro de equipe, então isso vai facilitar as coisas. Desse ponto de vista, talvez o clima não esquente tanto", destacou.

Hamilton e Leclerc serão companheiros de equipe em 2025 (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"No entanto, podemos dizer que, no momento, Charles é provavelmente o segundo melhor em classificação, atrás apenas de Max Verstappen. Será uma batalha difícil para ambos, na verdade. Acho que o nível poderia ser bem parecido. Será ótimo de assistir", finalizou Rosberg.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.