McLaren vibra com "pole merecida" de Norris na sprint da China: "Piloto faz diferença"

Andrea Stella, chefe da McLaren, rasgou elogios a Lando Norris depois da exibição na chuva que lhe garantiu a pole na corrida Sprint da China

O fim de semana da Fórmula 1 na China começou com o pé direito para a McLaren. O time liderado por Andrea Stella esperava encontrar dificuldades no Circuito de Xangai, mas viu Lando Norris superar as adversidades da classificação sprint, realizada nesta sexta-feira (19), para garantir a pole na corrida curta no próximo sábado. O dirigente celebrou a conquista da equipe e destacou que, em condições adversas, o piloto pode fazer toda a diferença.

Lando Norris cravou 1min36s384 e garantiu a primeira posição no grid de largada da corrida sprint com uma vantagem de 1s2 sobre Lewis Hamilton, segundo colocado. O SQ3 ficou marcado pela chuva e baixa aderência, por isso, foi muito difícil para os pilotos se manterem na pista. Andrea Stella elogiou a capacidade do #4.

[relacionadas]

“Foi um bom dia para Lando [Norris]. Nestas condições o piloto precisa fazer a diferença e ele foi muito bem, então parabéns a ele. Podemos desfrutar de uma pole-position merecida e espero que todos na McLaren aproveitem esse dia”, apontou o dirigente.

O britânico, no entanto, quase perdeu a posição de honra por causa de um erro da direção de provas. Isso porque ele excedeu o limite de pista na última curva em uma sequência de voltas rápidas e o sensor, ao detectar a infração, também deletou o tempo do giro seguinte — quando registrou a melhor marca da sessão.

Oscar Piastri sofreu com problemas de câmbio na classificação (Foto: McLaren)

“Achamos que pode ter sido porque ele saiu da pista na última curva antes de abrir a volta rápida [da pole]. Os comissários podem ter pensado que ele ganhou alguma vantagem com isso na volta seguinte, que foi quando ele registrou o melhor tempo. Mas a volta foi completamente limpa e depois foi aceita novamente pela FIA. Se você escapa na última curva, você sai em velocidade muito menor. No fim das contas, Lando [Norris] perdeu quase 0s3 por causa da escapada no fim da volta anterior”, disse Stella.

Oscar Piastri, que estava andando próximo de Norris no SQ1 e no SQ2 não conseguiu repetir o feito no trecho final e foi apenas o oitavo colocado. A McLaren explicou que o australiano sofreu com um problema na caixa de câmbio.

“Oscar [Piastri] teve alguns problemas. Pelo que ele nos falou, a caixa de câmbio ficou em ponto morto quando passava pelo hairpin”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No sábado (20), a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!