McLaren rompe barreira dos 500 pódios na Fórmula 1 com Piastri e Norris no Catar
Com o segundo lugar de Oscar Piastri e o terceiro de Lando Norris no GP do Catar, a McLaren chegou ao seu 501º pódio na história da Fórmula 1
O novo pódio duplo da McLaren na temporada 2023 da Fórmula 1 representou um número significativo para a tradicional escuderia inglesa: ao cruzarem a linha de chegada em segundo e terceiro, respectivamente, no GP do Catar de domingo (8), Oscar Piastri e Lando Norris ajudaram o time de Woking a romper a barreira dos 500 pódios na elite do automobilismo mundial.
Estatisticamente, o terceiro de Norris foi o pódio nº 501 da McLaren. No Japão, penúltima etapa, o #4 cruzou a linha de chegada em segundo, à frente do companheiro de equipe. Da Inglaterra até o Catar, foram sete top-3 conquistados por Lando e Piastri.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
No ranking histórico, a McLaren ocupa a vice-liderança, perdendo apenas para a Ferrari. Equipe mais vencedora da história da F1, a escuderia do cavalinho rampante já soma 803 pódios ao longo da história, sendo o último alcançado em Singapura — a vitória de Carlos Sainz.
A Williams é a terceira colocada, com 313, mas o time de Grove, que viveu o seu período de glória nas décadas de 1980 e 1990, não sabe o que é ter um piloto entre os três melhores de um GP desde a Bélgica, em 2021, quando George Russell ficou em segundo.
A Mercedes vem na sequência com 287 pódios, o último conquistados por Lewis Hamilton também no GP de Singapura deste ano. A hexacampeã Red Bull, que só ficou fora do top-3 este ano em Marina Bay, totaliza 258.
Lotus é a sexta colocada do ranking, com 197 troféus em sua coleção. Brabham (124), Renault (103), Benetton (102) e Tyrrell (77) fecham o top-10 da lista.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.