McLaren anuncia Hirakawa como piloto reserva na Fórmula 1 em 2024

Titular da Toyota no WEC, Ryo Hirakawa vai dividir suas responsabilidades no endurance com a posição de piloto reserva da McLaren na Fórmula 1 em 2024

A McLaren escolheu o primeiro dia de treinos livres para o GP do Japão, na noite desta quinta-feira (21) — sexta no fuso horário de Suzuka —, para anunciar a contratação de Ryo Hirakawa como reserva da equipe na Fórmula 1 e piloto de desenvolvimento no programa de testes com o carro de 2021, o MCL35M, a partir da próxima temporada.

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2022 e campeão do WEC no mesmo ano, o japonês lidera novamente a competição com a Toyota e se aproxima de mais um título em 2023. Em 2024, Ryo seguirá como piloto da montadora no Mundial de Endurance, ao mesmo tempo em que cumpre suas funções com a McLaren na F1.

Relacionadas

"Estou feliz por me juntar à McLaren como piloto reserva", celebrou. "É uma proposta animadora, trabalhar com uma equipe tão respeitada, e estou grato a Zak [Brown, CEO] e Andrea [Stella, chefe da equipe] pela oportunidade. Já conheci o time e experimentei o simulador no Centro de Tecnologia. Estou totalmente preparado e focado para o restante de 2023", garantiu.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Hirawaka possui histórico vencedor com a Toyota no WEC (Foto: WEC)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além do WEC, Hirakawa soma boas participações em outras categorias, como a Fórmula 3 Japonesa — na qual conquistou o título em 2012. O piloto ainda foi campeão da Super GT em 2017 e ficou com o vice da Super Fórmula em 2018, antes de amargar o 3º lugar ao fim do ano passado.

"Também gostaria de aproveitar essa oportunidade para expressar dois agradecimentos", disse Ryo. "O primeiro vai para a Toyota, pois estou grato a eles por terem me permitido trabalhar como piloto para as duas equipes", afirmou.

"O segundo agradecimento vai a Morizo-san [Akio Toyoda, presidente da Toyota], que tem me apoiado como piloto. Seus conselhos, como piloto, foram de que eu deveria pilotar qualquer carro que me desse a oportunidade de evoluir. Assim, quero tirar o máximo dessa oportunidade e devolver o favor mostrando o quanto cresci", finalizou.

A McLaren disputa a temporada 2023 da Fórmula 1 com o britânico Lando Norris, que tem contrato até o fim de 2025, e o australiano Oscar Piastri, que teve a renovação até 2026 confirmada na última quarta-feira.