Lewis Hamilton conquista pole position para o Grande Prémio da Austrália

Lewis Hamilton vai partir da pole position para o Grande Prémio da Austrália, com o Ferrari de Sebastian Vettel a superar Valtteri Bottas para se colocar também na primeira linha da grelha de partida.

Hamilton estabeleceu um tempo de 1:22.188, a volta mais rápida de sempre ao circuito de Albert Park, batendo Vettel por quase três décimos.

[relacionadas]

Valtteri Bottas terminou a sua primeira sessão de qualificação com a Mercedes na terceira posição e vai partilhar a segunda linha da grelha com o seu compatriota Kimi Raikkonen.

Max Verstappen não teve argumentos para se intrometer entre Mercedes e Ferrari e foi quinto, à frente de um impressionante Romain Grosjean, que foi sexto com o Haas VF-17, cerca de quatro décimos mais rápido do que Felipe Massa.

A Toro Rosso esteve em bom plano e colocou ambos os carros no Q3, com Sainz a ser ligeiramente mais rápido face a Daniil Kvyat.

Daniel Ricciardo não evitou uma saída de pista depois de perder a traseira do seu RB13 na curva 14, obrigando à interrupção da sessão e não indo além da 10ª posição.

Nenhum dos Force India chegou ao Q3, com Sergio Perez a ser 11º e Esteban Ocon 14º. Entre eles ficaram o Renault de Nico Hulkenberg e o McLaren de Fernando Alonso. Marcus Ericsson completou a classificação do Q2.

Antonio Giovinazzi substituiu Pascal Wehrlein e ficou muito perto de passar ao Q2, sendo relegado para 16º pelo seu colega de equipa.

Kevin Magnussen também se ficou pelo Q1 na sua primeira qualificação pela Haas, diante de Stoffel Vandoorne, que sofreu alguns problemas no seu MCL32.

A Williams conseguiu reparar o FW40 de Lance Stroll depois do acidente no terceiro treino livre, mas o canadiano não foi além da 19ª posição, ficando apenas à frente do Renault de Jolyon Palmer.