Jovens promessas da Ferrari e Mercedes conquistam títulos em Espanha

Ferrari e Mercedes tiveram sortes distintas em Suzuka mas viram os seus pilotos serem coroados campeões nas categorias que antecedem a Fórmula 1.

Charles Leclerc confirmou o título ao vencer a primeira corrida da Fórmula 2 em Jerez e poderá agora focar-se nas três sessões de treinos livres que irá realizar com a Sauber até ao final do ano.

Relacionadas

O piloto da academia de jovens pilotos da Ferrari sagrou-se campeão no seu ano de estreia na categoria, seguindo os passos de Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg. Para além disso, pode ainda estabelecer o recorde de mais vitórias numa temporada - que atualmente pertence a Stoffel Vandoorne - se triunfar em Abu Dhabi.

"No geral tivemos uma temporada muito boa", comentou Leclerc, que já se tinha sagrado campeão da GP3 no ano passado. "Do ponto de vista do desempenho temos sido muito rápidos.

"Claro que houve alguns momentos menos bons, tanto em pista como fora dela, principalmente depois de perder o meu pai. Vencer o campeonato é uma forma incrível de o homenagear."

A Mercedes também teve razões para celebrar em Jerez, já que George Russell assegurou o título na GP3 Series apenas algumas horas depois de Lewis Hamilton levantar o troféu de vencedor em Suzuka.

O piloto britânico venceu por quatro vezes em 2017 e conquistou o título ao terminar em segundo e quarto nas duas corridas de Jerez.

"É fantástico", disse Russell, que testou pela Mercedes no Bahrain e na Hungria. "A Mercedes ajudou-me muito esta temporada. Confiaram em mim desde o início do ano e ajudaram-me a ser um piloto melhor."

Russell e Leclerc devem encontrar-se em pista no teste de jovens pilotos que se realizará após o Grande Prémio de Abu Dhabi.