FIA promete carros mais leves na F1 a partir de 2026: "Decisão certa para o esporte"
Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA, garantiu que a decisão está tomada e que os carros da Fórmula 1 vão perder peso
A temporada em curso ainda é a de 2023, mas muito se fala sobre 2026 e a nova geração de carros e motores da Fórmula 1. As diretrizes para os motores, sobretudo, estão firmadas há um ano, mas as discussões sobre diversas questões seguem a todo vapor. Uma em especial é o peso dos carros, na qual a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] já bateu o martelo: quer carros mais leves.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Quem afirmou foi o presidente Mohammed ben Sulayem, quer afirmou ser um antigo fã de carros leves, desde os tempos em que era piloto de rali. Segundo ele, a decisão está tomada e seria assim ainda que a F1, de maneira geral, fosse contra — o que não é o caso.
Há uma tendência crescente de aumento no peso dos carros. No começo do século, em 2001, o peso mínimo para um carro de F1 era 600 kg. 22 anos mais tarde, 798 kg, contabilizando o piloto. Como a expectativa é ter menores chassis e o fim do MGU-H nas unidades de força, a possibilidade de diminuir os números é considerável.

"Eu mesmo já guiei em ralis. Posso pegar qualquer desafio, menos um carro pesado. Isso sempre me incomodou", contou à revista alemã Motorsport-Total em entrevista. "Carros leves são melhores, e sei do que estou falando", afirmou.
"Se o peso for maior, a suspensão fica comprometida, os freios não funcionam tão bem e os pneus se desgastam mais rapidamente. Além disso, mais peso é mais perigo numa batida", continuou.
"Já conversei com minha equipe na FIA. Queremos carros mais leves e melhor som [dos motores]. Isso é trabalho da FIA. Se Stefano [Domenicali, chefe da F1] quiser a mesma coisa, ótimo, podemos concordar, mas a FIA tem de decidir. E vamos implementar", garantiu.
"Não porque é o desejo da FOM ou das equipes que seja dessa forma, mas por ser a decisão correta para o esporte", finalizou.
A Fórmula 1 entrou de férias e retorna somente no fim de agosto, entre os dias 25 e 27, com o GP da Holanda, em Zandvoort, 12ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.