Alonso revela susto ao saber que zerou em Mônaco: "Por 50 voltas, achei que era o 10º"

Fernando Alonso largou em 14º no GP de Mônaco e até conseguiu se aproximar dos dez primeiros colocados durante a prova, mas finalizou a corrida em 11º

Fernando Alonso não ficou satisfeito com o desempenho obtido pela Aston Martin no GP de Mônaco, no último fim de semana, mas, curiosamente, relatou que pilotou boa parte da corrida pensando estar na zona de pontuação. O espanhol largou em 14º e até conseguiu se aproximar dos dez primeiros colocados durante a prova, mas finalizou a corrida em 11º. Porém, confessou que finalizou a corrida com a certeza de que havia pontuado.

"Fiquei confuso porque, quando [abrimos a diferença] e Lance [Stroll] estava na minha frente depois dos pit-stops, eles disseram: 'ok, garantimos o 10º lugar'. Estávamos fazendo tudo por esse último ponto", disse o piloto. "Depois, Lance teve um dos pneus furado e eu disse: 'Ah, agora tenho toda a responsabilidade em meus ombros, com pneus muito velhos, de trazer esse ponto de volta para casa'. Durante umas 50 voltas, pilotei pensando que estava em décimo. Quando cruzei a linha de chegada e me disseram P11, eu disse: 'Ah, então, todo aquele estresse foi em vão'. Mas, de qualquer forma, isso me manteve vivo", afirmou.

[relacionadas]

O bicampeão mundial explicou que se confundiu após a bandeira vermelha ser acionada em Mônaco. "Não sei [por que isso aconteceu]. Quando a bandeira vermelha foi acionada, Lance era o P10, eu era o P12. E, em um determinado momento, eles recolocaram Carlos Sainz na terceira posição, então estávamos em 12º e 14º, deveríamos estar em 13º e 14º, mas Lance estava na frente de Daniel [Ricciardo], o que não deveria estar. Não sabia em que posição estava pilotando", reconheceu.

"Quando há uma bandeira vermelha, você troca de pneus e vai até o final. O único ponto de interesse em uma corrida em Mônaco são os pit-stops que você tem de fazer. Se você remover a emoção de um pit stop, a corrida não terá nada", afirmou.

Fernando Alonso lamentou fim de semana ruim da Aston Martin em Mônaco (Foto: Aston Martin)

Em suma, Alonso considerou o fim de semana ruim para a Aston Martin, que sai zerada novamente de uma corrida em 2024. Para ele, os carros estavam com bom ritmo para buscar pontos em Monte Carlo.

"Talvez isso reabra as conversas sobre quando há uma bandeira vermelha, não trocar os pneus ou ser obrigado a ter o mesmo pneu ou algo assim, porque se não, há certas ocasiões em que a corrida fica comprometida. No nosso caso, foi muito azar, novamente. Acho que não tínhamos o ritmo. Foi um fim de semana ruim. Não há dúvida sobre isso. Não podemos esconder nosso desempenho, mas também não podemos esconder que tivemos muito azar", finalizou.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!