Circuito de Barcelona retira chicane e retorna ao traçado original para F1 2023

Sob críticas pela falta de ação nas corridas, Circuito de Barcelona confirmou retirada da chicane do setor três para melhorar nível das disputas a partir de 2023

O Circuito de Barcelona, que sediará o GP da Espanha de Fórmula 1 entre os dias 2 e 4 de junho, confirmou a retirada da chicane no terceiro setor e o retorno ao traçado original da pista para a temporada 2023 da categoria. O objetivo é permitir melhores disputas na etapa, conhecida pelas dificuldades de ultrapassagem, com a adição de um trecho em alta velocidade antes da reta principal.

Para isso, a organização do circuito confirmou a instalação de novas barreiras Tecpro nas últimas duas curvas, mudanças já aprovadas pelo diretor de prova Niels Wittich e pelo chefe de segurança da FIA, Stuart Robinson. A alteração, que não foi a única visando à temporada 2023, também altera a extensão do circuito, que passará a ter 4.657 metros.

[relacionadas]

Conforme já havia sido anunciado pelos organizadores, a pista será homologada com e sem a chicane para todas as outras competições automobilísticas, o que torna responsabilidade do evento decidir qual traçado será utilizado a partir deste ano.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Até o icônico placar de Barcelona sofreu alterações para 2023 (Foto: McLaren)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A retirada da chicane, apesar de marcar a alteração mais significativa na pista, não representa a única mudança para 2023. A área de escape da curva 1 foi aumentada, com 70 metros de caixa de brita e a instalação de barreiras protetoras da FIA nas duas primeiras curvas da pista.

O famoso placar vertical da pista espanhola, localizado na saída do pit-lane, também foi reformado. Outras pequenas mudanças ainda estão sendo realizadas pela organização, como a pintura de alguns trechos e a substituição das zebras.

Vale lembrar que o Circuito de Barcelona já passou por uma mudança no traçado recentemente. Em 2021, a Fórmula 1 decidiu alterar a curva 10 e voltar ao desenho anterior com o mesmo objetivo: aumentar a velocidade no trecho. Apesar de ter surtido um efeito positivo, a decisão não evitou as críticas sofridas pela pista ano após ano, principalmente a dificuldade de ultrapassagem e a ineficácia da asa móvel na reta dos boxes.