Leclerc minimiza manobra de Verstappen na largada da sprint dos EUA: "Faria o mesmo"

Charles Leclerc afirmou que postura de Max Verstappen faz parte do que é automobilismo e não vê problemas na defesa da posição no começo da corrida sprint em Austin

O monegasco Charles Leclerc terminou a corrida sprint do GP dos Estados Unidos, realizada neste sábado (21), na terceira posição, mas foi quem mais desafiou a vitória de Max Verstappen, da Red Bull. O piloto da Ferrari largou na primeira fila e tinha o lado de dentro contra Verstappen na entrada da primeira curva, com o neerlandês se movendo para cobrir a linha interna, quase forçando Leclerc para fora da pista.

A defesa de Verstappen permitiu que ele mantivesse a liderança, enquanto o monegasco foi ultrapassado por Lewis Hamilton, da Mercedes, na saída da mesma curva. Apesar disso, Charles não criticou a postura do tricampeão mundial, afirmando que faria o mesmo.

[relacionadas]

"Para ser sincero, teria feito exatamente a mesma coisa se estivesse na posição dele. Foi no limite, mas como sempre disse no passado, é assim que gosto de lutar. Portanto, o que aconteceu hoje não foi a meu favor, mas tudo bem. Faz parte do automobilismo, e estou em paz com isso", disse o dono do carro #16.

Hamilton seguiu no segundo lugar até a bandeira quadriculada. Em terceiro, Charles não teve ritmo para acompanhar a Mercedes. Neste domingo, o monegasco largará da pole-position.

"Havia uma oportunidade, um espaço, e tentei. Mas, obviamente, foi apertado, e perdi a posição para Lewis, mas a Mercedes estava mesmo um pouco mais forte em termos de ritmo de corrida. Esperávamos isso, então precisamos trabalhar para entender o que podemos fazer melhor para estar um passo à frente amanhã”, afirmou Leclerc.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Monegasco espera que informações coletadas pela Ferrari hoje ajudem na estratégia da prova de amanhã (Foto: AFP)

Outro fator que pode contribuir com o desempenho de Leclerc foi a escolha de pneus de Carlos Sainz, seu companheiro de equipe. Ao conseguir completar a prova curta com os compostos macios, o espanhol municiou a Ferrari de dados sobre durabilidade e consumo. O espanhol foi o único dos 20 pilotos a não utilizar o composto médio.

"No final, temos bastante dados para analisar, com os dois carros em duas estratégias diferentes. Acredito que isso nos ajudará um pouco, porque sabemos como o pneu macio se comporta amanhã, então espero que possamos tirar proveito disso e possamos vencer amanhã", concluiu o monegasco.

Fórmula 1 está em Austin neste final de semana, onde acontece o GP dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.