Sainz admite 2023 "frustrante" da Ferrari e pede foco no Mundial de Construtores

O espanhol sabe que sua equipe está longe do ideal na temporada da F1, por isso, acredita que a Ferrari deve ignorar distrações e se concentrar em pontuar, mesmo que não seja com vitória ou pódio

Carlos Sainz colocou os pés no chão e admitiu que a temporada 2023 da Ferrari não é boa e, por isso, a equipe deve celebrar quando as coisas dão certo nas corridas, mesmo que isso signifique ficar fora do pódio.

O ano do espanhol não é dos melhores, afinal, são dois quartos lugares - no Bahrein e na Áustria, como grandes desempenhos com o F1-75, enquanto Charles Leclerc tem duas poles e três presenças no top-3 da Fórmula 1 - Azerbaijão, Red Bull Ring e Bélgica.

[relacionadas]

O domínio da Red Bull, somados às crescentes melhoras de McLaren e Mercedes, além do bom início da Aston Martin em 2023 dão sinais de que há pouco espaço entre os primeiros nos Construtores.

"Tem sido um começo relativamente frustrante, todos esperávamos um carro mais competitivo, que nós fôssemos melhores e o grid está muito, muito apertado", admitiu Sainz.

Sainz teve dois quartos lugares como melhores resultados em 2023 (Foto: Ferrari)

Para ele, com os taurinos bem à frente, fica difícil de desafiá-los. E mais: com tamanha oscilação na temporada, mesmo com uma boa performance, na Ferrari as coisas são diferentes e, por isso, cada pequena vitória deve ser comemorada pela equipe.

"Precisamos aceitar isso. Se em um fim de semana, vamos lutar pelo quinto lugar e esse é o nosso teto, então, precisamos celebrar quando atingimos este objetivo", analisou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Sainz acredita, também, que as pressões externas, como as críticas da imprensa, devem ser ignoradas se o foco for progredir a longo prazo. Para ele, é importante encontrar o potencial máximo do carro para esta segunda parte da temporada.

"Queremos garantir o máximo de pontos para o campeonato de Construtores, sem precisar esperar por uma vitória ou pódio, e sim garantir uma consistência maior", completou Carlos.

A Ferrari está em quarto lugar com 191 pontos, cinco atrás da Aston Martin. A Fórmula 1 está de férias e retorna no próximo final de semana, de 25 a 27 de agosto, em Zandvoort, na Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.