Bottas: Primeira vitória é surreal
Valtteri Bottas admitiu não ter palavras para descrever a sua primeira vitória na Formula 1 - mas espera que a partir de agora possa ser um regular candidato ao lugar mais alto do pódio.
Bottas chegou à liderança na primeira volta e manteve-a até à paragem nas boxes. No final da corrida, Vettel estava rápido com pneus supermacios menos usados e colocou muita pressão no finlandês, que conseguiu gerir a corrida e terminou com seis décimos de segundo de vantagem.
"É difícil de explicar o que sinto - é um pouco surreal", disse Bottas. "É a primeira e é incrível o trabalho realizado para chegar até aqui."
"Agora que finalmente consegui, espero que seja a primeira de muitas vitórias. Hoje provei a mim mesmo e à equipa que sou capaz de vencer."
"Nunca duvidei das minhas capacidades, mas dá-me muita confiança, portanto estou à espera de fazer corridas ainda melhores de agora em diante."
Bottas diz que a intensa batalha com Vettel provocou um final de corrida complicado, mas espera situações semelhantes ao longo da temporada.
"Foi novamente uma corrida difícil com a Ferrari, mas conseguimos manter-nos à frente", acrescentou Bottas.
"Nas últimas 10 voltas estava a pedir silêncio no rádio para me focar na condução. Estava a dar o máximo em todas as voltas e o problema eram os pilotos atrasados - passar pelo tráfego sem perder tempo e sem cometer erros.
Ao vencer na Rússia, Bottas tornou-se no 107° piloto a triunfar na Formula 1 - e o quinto finlandês, depois de Keke Roberg, Mika Hakkinen, Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen.