Alpine festeja A523 abaixo do peso e fala em tirar proveito aerodinâmico do lastro em 2023
A Alpine A523 ficou abaixo do peso mínimo de 798 kg e, por isso, contará com lastros para ajudar no desempenho aerodinâmico na temporada 2023 da Fórmula 1
Apresentada nesta quinta-feira (16), a A523 é a aposta da Alpine para figurar entre as quatro principais forças da Fórmula 1 em 2023. Aliás, tal busca parece ter começado muito bem, pois o carro da fabricante francesa ficou abaixo do peso mínimo da categoria de 798kg, como garantiu o diretor-técnico Matt Harman, durante o evento de lançamento do modelo
A princípio, ficar dentro do peso pode parecer algo comum para pugilistas ou lutadores de MMA. Contudo, essa lógica se estende ao automobilismo: uma vez enquadrada nesse cenário, a Alpine terá de utilizar lastros durante a temporada que começo no dia 5 de março, no Bahrein.
"Teremos lastro no carro e o moveremos para otimizar a distribuição de peso", explicou Harman. "Essa é uma ferramenta incrível para nosso desempenho e nossos engenheiros na pista", completou.
Vale ressaltar que o uso de lastros é uma prática antiga no automobilismo, inclusive na própria Fórmula 1. Contudo, desde o início da era híbrida, em especial com as mudanças de regulamento do ano passado – com unidades de potência de 150 kg, manter o peso dos carros abaixo do limite tem sido um grande desafio. E com a Alpine, não foi diferente.

“Tivemos um programa de redução de peso muito agressivo”, contou Harman. “E é realmente gratificante dizer que o carro estará abaixo do peso este ano”.
O dirigente destacou ainda que, em 2022, a Alpine desistiu de tentar reduzir o peso do carro, passando a focar no modelo deste ano. “Chega um ponto na temporada em que não é econômico fazer isso”, reconheceu o diretor.
A briga contra a balança por parte dos carros de F1 trouxe um cenário curioso, inclusive com a ascensão de técnicas de pintura com menos tinta nos carros, como é o caso do novo modelo da Mercedes, o W14. O bólido conta com um acabamento cru, em fibra de carbono, nas laterais e aerofólios, sendo pintado apenas em sua região central.
Sem Fernando Alonso, que se transferiu à Aston Martin, a Alpine contará com uma dupla francesa nesta temporada: Esteban Ocon e Pierre Gasly, que se junta ao time após seis temporadas na AlphaTauri/Toro Rosso e uma breve passagem pela Red Bull, em 2019.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!