Alpine diz que projeto "torna desnecessário" convencer Gasly e Ocon sobre renovação

A Alpine está confiante que projeto da equipe para a temporada 2026, quando entra em vigor o novo regulamento de motores, vai ser o suficiente para convencer Pierre Gasly e Esteban Ocon a seguirem com o time. Contrato da dupla francesa tem validade até o fim de 2024

A Alpine não passa por boa fase na Fórmula 1 e o contrato da equipe com Pierre Gasly e Esteban Ocon só tem validade até o fim de 2024. Apesar da situação delicada, o chefe Bruno Famin afirmou que não tem pressa de negociar a renovação com seus pilotos, uma vez que tem “outros problemas para resolver no momento”. No entanto, mostrou o desejo de seguir com a dupla francesa e garantiu que o projeto do time para 2026, ano em que muda o regulamento de motores, é mais do que o suficiente para convencê-los a ficar em Enstone nos próximos anos.

Ocon e Gasly já não escondem suas frustrações com a Alpine desde o fim do ano passado, quando a equipe se mostrou ainda mais fraca e distante do top-3 da Fórmula 1. A situação ficou ainda pior quando o time tentou reagir com um novo projeto de carro para 2024, mas despencou ainda mais na ordem de forças. Como se a falta de rendimento não fosse o suficiente, a equipe vive um caos nos bastidores e constantemente promove demissões em massa de funcionários que ocupam cargos técnicos importantes.

[relacionadas]

Porém, de acordo com Famin, existe uma felicidade mútua entre a Alpine e seus pilotos e constantemente eles conversam sobre uma renovação para 2025. Ainda segundo o dirigente, apesar de a fase ser ruim, o novo acordo tende a ser algo natural, principalmente porque a base do projeto para 2026 é “sólida”.

“Estamos felizes com nossos pilotos, e eles estão felizes conosco. Conversamos regularmente com eles sobre renovação. Vamos ver o que podemos fazer no futuro. Temos momentos de altos e baixos, e agora estamos muito em baixa, mas temos um projeto forte com visão a longo prazo”, apontou Famin.

Alpine ainda segue em busca do primeiro ponto na temporada 2024 (Foto: Alpine)

“Temos uma base sólida para o projeto de 2026, somos fabricantes, estamos desenvolvendo a unidade de potência e trabalhando para otimizar cada detalhe. Temos um projeto que torna desnecessário convencer Esteban [Ocon] e Pierre [Gasly] a ficarem”, garantiu o chefe da Alpine.

Além de Gasly e Ocon, inúmeros outros pilotos do grid têm seus respectivos contratos com validade até o fim de 2024. Por isso, a tendência é que a silly season da F1 seja um tanto movimentada. No entanto, caso a dupla francesa queira seguir por um novo caminho, o mandatário afirmou que está de olho no mercado e também olha com atenção para a academia de jovens talentos da Alpine.

“Também estamos de olho no mercado e temos uma academia que desenvolvemos alguns talentos. Temos o Jack Doohan, que é o nosso reserva, e temos o Victor Martins na F2. Estamos felizes com Esteban [Ocon] e estamos felizes com Pierre [Gasly], mas estamos prontos para reagir se algo acontecer. Não temos pressa em anunciar nossos pilotos. Temos outros problemas para resolver, outras coisas para melhorar e não temos pressa”, finalizou.

F1 volta entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!