5 coisas que aprendemos no sábado do GP do Catar da Fórmula 1 2023
A McLaren enfim desencantou na temporada 2023 da F1, mas a vitória na sprint do Catar conquistada por Oscar Piastri foi ofuscada diante do tricampeonato de Max Verstappen
Max Verstappen confirmou as expectativas e sacramentou o tricampeonato da F1 já neste sábado (7) do GP do Catar. O holandês, no entanto, não venceu, algo raríssimo na temporada 2023, chegando em segundo na sprint que teve Oscar Piastri triunfando.
Lando Norris ficou na terceira posição da sprint, em um dia de glória para a McLaren, que mais cedo tinha cravado a primeira fila toda para a corrida curta. George Russell, que chegou a liderar a prova, acabou em quarto, sem pneus.
Lewis Hamilton foi quinto, seguido por Carlos Sainz, Alexander Albon e Fernando Alonso. Charles Leclerc, punido por limites de pista, fechou na nona posição, sem pontos, na frente de Pierre Gasly. Sergio Pérez, que ainda tinha chances remotíssimas de título, abandonou após acidente com Nico Hülkenberg e Esteban Ocon e, antes mesmo da bandeirada, garantiu o tri do companheiro de equipe no sábado catari.
Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 17ª etapa da temporada da F1 2023, no Catar:
Verstappen sela tri sem vitória, mas e daí?
Incrivelmente, Verstappen não venceu a sprint do Catar, mas foi tricampeão no sábado mesmo assim. Nada que tire 1% do brilho da conquista do holandês, que massacrou os adversários durante praticamente o ano inteiro. Simbólico também que Pérez tenha abandonado a última corrida em que teve chances matemáticas de título: um ano perfeito de Max, pífio de Checo. A Red Bull, que fez do RB19 uma obra de arte, vive um contraste imenso em sua dupla.
McLaren desencanta. Mas poderia bem mais no domingo
Faltava para a McLaren um passo adiante em 2023 e ele veio no sábado em Lusail. A vitória saiu e, ainda que numa sprint, representa bastante para um time que, da Áustria para cá, é o segundo melhor do grid quase semanalmente. No entanto, é preciso pensar no campeonato e, olhando para ele, é triste para os laranjinhas reparar que vão largar só de sexto e décimo amanhã, pelos limites de pista desrespeitados. Piastri e Norris tinham enorme chance de sonhar até com triunfo amanhã, mas dificilmente isso vai rolar agora.
Mercedes mostra ritmo e pode mesmo ter pódio duplo
A Mercedes colocou os dois carros no top-5 e teve, em geral, um ritmo bem decente na sprint também. Errou na escolha de pneus com Russell, isso é um fato, mas o carro esteve em performance aceitável. Como os dois largam no top-3, é para sonhar com pódio duplo, sim, e, quem sabe, tentar alguma coisa na estratégia. Mas é um fim de semana crucial para os alemães na briga pelo vice.
Ferrari sofre com pneus e se vê em perigo
E, se é crucial para a Mercedes, também é para a Ferrari, afinal, a briga é entre as duas gigantes. O panorama está bem mais preocupante nos boxes vermelhos, em mais uma expectativa de luta com os pneus. O que se viu no sábado foi para se assustar, afinal, a prova de amanhã é bem mais longa e a Ferrari parece pronta para visitar mais os boxes do que qualquer outra coisa.
Alonso até pontua na sprint, mas Aston Martin é mais Alpine e Williams do que McLaren
Com a punição de Leclerc por furar os limites de pista, até deu para Alonso chegar em oitavo e salvar 1 pontinho, mas, pelo menos neste sábado, foi mais do mesmo da Aston Martin nas últimas etapas: está bem mais para Alpine, Williams e quem mais surja com força na 'F1 B', do que para incomodar as gigantes. E é obviamente questão de tempo para os verdinhos acabarem atropelados pela McLaren no Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 volta à pista de Lusail neste domingo (8), com a largada do GP do Catar programada para as 14h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Há também a transmissão da corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, a partir das 13h40.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!