Audi evita pressionar, mas vê Sainz como nome ideal para início na Fórmula 1

Carlos Sainz é o principal desejo para assumir o cockpit da marca alemã, que assumirá as operações da Sauber na F1 a partir de 2026

Carlos Sainz ainda tem tempo para definir onde vai correr em 2025, já que foi liberado pela Ferrari após o anúncio da contratação de Lewis Hamilton no time de Maranello. O espanhol faz, até o momento, uma boa temporada, com resultados expressivos e, inclusive, melhores que os do companheiro de equipe Charles Leclerc. Sainz cruzou a linha de chegada à frente do monegasco em quatro dos cinco GPs disputados até agora. Naturalmente, o assédio sobre o #55 — que já era grande — aumentou e, hoje, ele é observado por Mercedes e Red Bull para o ano que vem. As duas equipes estão com vagas em aberto após a saída de Hamilton e a renovação ainda indefinida de Sergio Pérez.

Correndo por fora, a Audi quer Sainz mais do que todos os outros. De acordo com o portal RacingNews365, o piloto continua sendo a primeira opção da montadora alemã, que vai entrar na Fórmula 1 em 2026, quando assume as operações da Sauber. A ideia da Audi é tornar Sainz o 'rosto da marca' na categoria. Caso aceite a proposta, o espanhol será embaixador vitalício da marca.

[relacionadas]

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, revelou recentemente que a proposta da Audi feita a Sainz é "muito lucrativa", porém, os alemães adotam cautela e não querem pressionar pressionar o espanhol por uma decisão imediata. Enquanto Sainz não define o futuro, a Audi suspendeu as negociações com outros pilotos.

Apesar de os alemães oferecerem a Sainz uma proposta muito atraente no aspecto financeiro, as garantias esportivas, hoje, são baixas. A Sauber é uma equipe de fundo do grid e, com a introdução do novo regulamento de motores, em 2026, há uma grande indefinição sobre a ordem de forças. Contudo, a Audi acredita que fará a diferença na construção de unidades de potência mais sustentáveis.

Cobiçado pela Audi, Sainz está envolvido em conversas com a Mercedes para 2025, mas observa os movimentos na Red Bull (Foto: Marco Miltenburg)

Outra 'novela' que pode influenciar na decisão de Sainz é a indefinição de Max Verstappen na Red Bull. Embora sejam consideradas baixas, as chances de o tricampeão mundial deixar a equipe da marca de energéticos e partir para a Mercedes em 2025 ainda existe, mas depende de diversos fatores.

Sainz observa esse movimento do mercado, de olho na possibilidade de assumir uma vaga no cockpit da Red Bull no ano que vem e brigar pelo título mundial. Por isso, prefere esperar o máximo possível para dar uma resposta à Audi. A montadora alemã entende o momento e aguarda a definição do espanhol.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!