Spinelli surpreende com estratégia de pneus e vence corrida 1 do WSBK em Assen

Substituto de Danilo Petrucci em Assen, Nicholas Spinelli foi o único a largar de pneus intermediários, e bandeira vermelha ajudou piloto a conquistar vitória logo na estreia pelo Mundial de Superbike

O italiano Nicholas Spinelli surpreendeu e venceu a corrida 1 da etapa de Assen do Mundial de Superbike, disputada neste sábado (20), nos países baixos. O piloto, que corre pela MotoE e entrou no lugar do lesionado Danilo Petrucci, fez uma aposta na estratégia que se pagou com uma inesperada vitória logo na estreia pela categoria.

Spinelli, da Barni Spark, optou por largar de pneus intermediários e rapidamente assumiu a liderança nas condições mistas. O piloto chegou a abrir 25 segundos de vantagem para o resto do pelotão, e viu a diferença cair conforme a pista foi secando. Porém, na volta 13, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha por conta de óleo na pista após o problema mecânico de Andrea Locatelli.

[relacionadas]

A prova acabou não sendo reiniciada e consagrou Spinelli como vencedor. O turco Toprak Razgatlioglu, da BMW, ficou no segundo lugar, enquanto o atual campeão Álvaro Bautista, de Ducati, completou o pódio. O australiano Remy Gardner ficou em quarto, seguido por Alex Lowes.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Spinelli surpreendeu em Assen (Foto: WSBK)

Jonathan Rea, Mark van der Mark, Scott Redding, Axel Bassani e Xavi Vierge completaram o top-10 em Assen.

A vitória de Spinelli foi apenas a terceira de um piloto na estreia pelo Mundial de Superbike. Curiosamente, a ocasião anterior aconteceu justamente em 2024, com o italiano Nicolò Bulega.

A etapa do Mundial de Superbike em Assen tem sequência neste domingo, com a corrida superbole e a corrida 2. No momento, Bulega é o líder com campeonato com 91 pontos, mas apenas 1 tento à frente de Bautista e Razgatlioglu. Alex Lowes é o quarto, com 86.