Bimota anuncia volta ao Mundial de Superbike em 2025 em parceria com Kawasaki

A icônica marca italiana anunciou nesta quarta-feira (24) o retorno ao Mundial de Superbike na temporada 2025. Trata-se de uma joint-venture com a Kawasaki

A Bimota anunciou nesta quarta-feira (24) a volta ao Mundial de Superbike na temporada 2025. A novidade é fruto de uma joint-venture — uma união de empresas — com a Kawasaki. Assim, o chassi italiano será equipado com o motor japonês, além de outras tecnologias. Na prática, é a saída da fábrica japonesa do campeonato como construtora.

A marca italiana estreou no Mundial de Superbike em 1988 e, logo no primeiro ano, conquistou sete vitórias: cinco com Davide Tardozzi e duas com Stephane Mertems. A última vitória da Bimota na série das motos de produção data de 2000, quando Anthony Gobert subiu ao topo do pódio de Phillip Island.

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A equipe vai adotar o nome de Bimota by Kawasaki Racing em 2025, “reconhecendo não apenas o legado da Kawasaki nas corridas de superbike, mas também a cooperação próxima e a sinergia entre a maioria dos acionistas da Bimota”.

Presidente e diretor-executivo da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito se disse ansioso pela estreia da nova equipe e avaliou que a união entre as marcas foca em desenvolvimento de produto e exposição global da marca.

Bimota by Kawasaki Racing chega ao grid do WSBK em 2025 (Foto: Divulgação)

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“A Bimota tem uma invejável reputação de excelência em design e fabricação de motocicletas”, disse Ito. “Como parte da nossa visão para a evolução desta marca mundialmente famosa, vemos as corridas como um próximo passo lógico em termos tanto de desenvolvimento de produto quanto em exposição global da marca”, seguiu.

“Nosso comprometimento com o Mundial de Superbike é mais forte do que nunca e esperamos que este novo projeto energize os fãs da Bimota e da Kawasaki”, comentou. “A paixão pelo sucesso nas corridas permanece e estamos ansiosos pela presença da Bimota by Kawasaki Racing no grid de 2025 do Mundial de Superbike”, completou.

Diretor de operações da Bimota, Pierluigi Marconi apontou que a união com a Kawasaki vai ajudar a construir um novo capítulo na história da marca italiana.

“A engenharia, a tecnologia e o apoio aos negócios diários já oferecidos pela Kawasaki colocaram a Bimota firmemente de volta à consciência da mídia e de potenciais clientes. Agora, é hora de dar o próximo passo da nossa evolução. A Bimota tem as corridas como parte do DNA desde o início e competir no Mundial de Superbike enquanto desenvolvemos nossa nova gama de produtos, ao mesmo tempo em que expandimos nossa rede de concessionárias na Europa e no mundo, tem uma lógica inegável”, avaliou.

“Com a experiência incomparável dos especialistas atuais da equipe Kawasaki Racing, além do apoio total e da cooperação da Kawasaki Motors Ltd., no Japão, ficamos cheios de orgulho e otimismo”, destacou. “A Bimota by Kawasaki Racing vai, com certeza, criar as bases para o próximo capítulo na história da Bimota”, garantiu.

Guim Roda, chefe da equipe Kawasaki no Mundial de Superbike, se mostrou confiante no sucesso do novo projeto.

“Nos últimos 13 anos, eu e todos os membros da oficina da KRT em Granollers, nos dedicamos de todo coração ao projeto Kawasaki Superbike e conquistamos sete títulos de pilotos no Mundial de Superbike, além inúmeros prêmios de equipes e construtores”, lembrou Roda. “Agora, depois de Kawasaki competir por quase quatro décadas no Mundial de Superbike, estamos orgulhosos por sermos parte de uma nova era, formando a estrutura da nova Bimota by Kawasaki Racing”, continuou.

“Com certeza, vamos dedicar algum tempo a refletir e celebrar a herança da Kawasaki nas corridas de Superbike, mas estamos também extremamente empolgados por sermos um componente central desta joint-venture entre a Bimota e a Kawasaki”, comemorou. “Esta é uma evolução na abordagem da Kawasaki ao nível máximo das corridas de produção e estamos honrados por termos um papel nesse novo projeto. Estou confiante de que temos a tecnologia e os recursos humanos necessários para sermos bem sucedidos”, encerrou.