Bautista conta com punição de Razgatlıoğlu e fecha WSBK 2023 com vitória em Jerez

Álvaro Bautista venceu pela 28ª vez no Mundial de Superbike em 2023, mas desta vez por Toprak Razgatlıoğlu ser punido por infringir limites de pista em Jerez

O final de semana do WSBK na Espanha foi dominado por Álvaro Bautista, que após ser campeão com uma corrida de antecipação, voltou a vencer em Jerez de la Frontera neste domingo (29). Mas o triunfo veio de uma forma controversa, após Toprak Razgatlıoğlu ultrapassar os limites de pista sofrer uma punição dos comissários.

Foi um fim amargo para um emocionante duelo em que o espanhol e o turco passaram quase toda a corrida trocando de posição enquanto lutavam pela última vez em 2023. Essa foi a 28ª vitória de Bautista na temporada 2023 em uma das grandes provas da história do Mundial de Superbike

[relacionadas]

A punição ocorreu após Razgatlıoğlu passar pela grama na última curva da prova. A decisão teve implicações mais amplas, já que a mudança de posição significa que a Aruba.it e a Pata Yamaha terminaram empatadas em pontos na classificação das equipes, com a primeira levando a melhor por ter vencido mais corridas.

Na largada, os dois primeiros na classificação do campeonato foram ultrapassados por Jonathan Rea, que assumiu a liderança em uma tentativa de encerrar sua passagem pela Kawasaki no mais alto nível. O norte-irlandês rapidamente abriu uma vantagem confortável sobre os concorrentes.

Etapa de Jerez entra para a história como uma das grandes provas da categoria (Foto: WSBK)

Estabelecendo um ritmo forte que ninguém conseguia acompanhar, as esperanças do #65 em fechar sua passagem com chave de ouro foram frustradas na quinta volta, quando caiu na curva 3. O acidente o fez cair para a parte de trás do pelotão.

Com isso, Razgatlıoğlu assumiu a liderança à frente de Bautista, que demorou para encontrar um bom ritmo. No entanto, o espanhol melhorou seu desempenho e se aproximou do turco à medida que a corrida entrava na segunda metade.

Mesmo com muita ação, Bautista encontrou dificuldades para ultrapassar, com o #54 retardando as freadas para resistir à Ducati ou ainda voltar para a primeira posição a cada vez que o espanhol encontrava uma brecha.

A disputa foi até a última volta, com Bautista tendo apenas a última curva para fazer sua manobra que foi defendida por Razgatlıoğlu, que cruzou a linha de chegada com uma diferença de 0s018 para o #1.

Em terceiro chegou Dominique Aegerter que encerrou sua temporada de estreia em alta com o segundo pódio do ano. Remy Gardner seguiu seu companheiro de equipe para terminar em quarto lugar, à frente de Danilo Petrucci em quinto.

Razgatlıoğlu segurou Bautista até o final da prova, mas foi punido e caiu para segundo lugar (Foto: WSBK)

Michael Ruben Rinaldi chegou a subir até a terceira posição a partir do 12º lugar no grid, antes de um erro que o jogou para o sexto. Philipp Oettl foi o sétimo seguido por Scott Redding, Andrea Locatelli e Garrett Gerloff completando os dez primeiros em Jerez.

Na tabela final do campeonato, Bautista ficou com 628 pontos, Razgatlioglu com 552, Rea com 370, Locatelli marcando 327 e Rinaldi em quinto com 251 tentos. 

O Mundial de Superbike já conta com um calendário provisório para sua temporada de 2024, e deverá voltar a ação entre os dias 23 e 25 de fevereiro em Phillip Island, na Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!