STJD revoga punição por acidente e devolve Felipe Baptista para 7º lugar no Velocitta

Tribunal aceitou as alegações da defesa e declarou Felipe Baptista inocente em acidente com Rubens Barrichello durante a corrida sprint da segunda etapa da temporada 2024 da Stock Car

Um mês após a realização da segunda etapa da temporada 2024 da Stock Car, que aconteceu no dia 23 de março, Felipe Baptista foi considerado inocente pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo do acidente envolvendo Rubens Barrichello durante a corrida sprint no Velocitta.

Após sair dos boxes, os pilotos dos carros #111 e #121 disputavam posição quando acabaram se tocando. Rubinho levou a pior e sofreu danos no eixo traseiro, tendo de abandonar a prova, enquanto que Baptista conseguiu continuar normalmente e cruzou a linha de chegada em sétimo.

[relacionadas]

No entanto, depois que a etapa já havia sido concluída, os comissários avaliaram o ocorrido e decidiram punir o piloto da Crown Racing com 20s, o que fez Felipe cair para a 20ª posição na classificação final.

Nesta quarta-feira (24), porém, a punição foi revertida pelo STJD, que aceitou as alegações da defesa do campeão da Stock Series de 2021. O Tribunal se pronunciou dizendo que Baptista deixou espaço suficiente para que Barrichello pudesse contornar a curva na qual ocorreu o toque entre eles.

Felipe Baptista recupera 7ª posição após ser declarado inocente de incidente (Foto: Marcelo Machado de Melo)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Desta forma, Felipe retoma a sétima posição final na corrida e, ao invés de somar 11 pontos pelo 20º posto, agora ele recebeu mais 23 e totalizou 34 tentos pelo resultado na sprint de sábado.

Como a corrida principal em Mogi Guaçu não aconteceu devido às fortes chuvas que afetaram o interior paulista, os pontos somados na sprint estão suspensos até a realização da prova 2, em junho. De acordo com o regulamento da Stock Car, a etapa só é considerada válida se as duas corridas forem realizadas, algo que não aconteceu. Por isso, os pontos recuperados pelo #121 não serão considerados imediatamente na classificação do campeonato.

A categoria volta nos dias 18 e 19 de maio com a quarta etapa da temporada 2024, em Cascavel, com transmissão AO VIVO do canal do GRANDE PRÊMIO no Youtube.