Toyota promove estreia de Kobayashi na Nascar em etapa no misto de Indianápolis

Kamui Kobayashi vai fazer a estreia na Nascar na temporada 2023. A Toyota e a equipe 23XI anunciaram nesta quarta-feira (7) que o piloto japonês vai participar da corrida no traçado misto de Indianápolis em agosto, na 24ª etapa do campeonato

A Toyota e a equipe 23XI revelaram nesta quarta-feira (7) que Kamui Kobayashi vai fazer a estreia na Nascar em agosto, na etapa que é disputada no traçado misto de Indianápolis, na 24ª corrida da temporada 2023. O anúncio aconteceu em Le Mans, onde neste fim de semana acontece a edição centenária das icônicas 24h. O piloto de 36 anos defende a equipe japonesa no Mundial de Endurance e corre com o carro #7.

Kobayashi soma duas vitórias e uma pole em 2023 no WEC, em que é bicampeão, mas não escondeu a ansiedade pela chance de pilotar na categoria americana. "Acho que a Nascar é como o beisebol. É algo diferente na cultura do automobilismo em comparação com o Japão e a Europa, e é a Nascar e, como piloto, é um sonho americano", afirmou Kamui.

[relacionadas]

"Tive sorte porque pude competir no IMSA nos últimos anos. É uma maneira diferente de correr, mas acho que, como tecnologia de corrida, é realmente de alto nível. Eu realmente agradeço por essa chance", completou. "E para nós, especialmente os japoneses, a Toyota está na Nascar há algum tempo, e não acho que nenhum outro piloto japonês tenha participado de uma corrida com a Toyota no campeonato. Então, também estou orgulhoso dessa oportunidade."

Kamui Kobayashi vai correr na Nascar em 2023 (Foto: Toyota)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kamui, que já disputou a Fórmula 1, vai guiar o Toyota #67, em um terceiro carro da 23XI e terá como companheiros de equipe, Tyler Reddick e Bubba Wallace. Na última vez que o time colocou um modelo adicional no grid foi nas 500 Milhas de Daytona. Travis Pastrana pilotou o carro e terminou a prova em um expressivo 11º lugar.

Kobayashi também vai se tornar o segundo piloto do Japão a competir na Nascar, sendo o primeiro pela Toyota. Antes dele, Hideo Fukuyama fez quatro provas entre 2002 e 2003. O nipônico ainda se junta a outros nomes de sucesso fora dos EUA a competir na Nascar. Neste ano, em Austin, os campeões da F1, Jenson Button e Kimi Räikkönen, também tiveram chance de competir na popular categoria norte-americana.

"Na verdade, eu gosto muito desse tipo de corrida porque você esbarra o tempo todo, e tem de ser muito certeiro na largada, senão perde posição e não tem mais chance”, disse Kobayashi. “Acho que a maneira como eles correm é diferente, mas gosto porque acho que é algo que tem mais a ver com o piloto do que com o carro."

A corrida em Indianápolis está marcada para o dia 13 de agosto.