Campeão da Nascar 2004, Kurt Busch anuncia aposentadoria das pistas

Nomeado ao grupo dos 75 maiores pilotos da história da categoria, Kurt Busch colocou um ponto final em sua trajetória no esporte pouco mais de um ano depois do forte acidente sofrido em Pocono

Chegou ao fim a carreira de um dos maiores pilotos da história da Nascar. Neste sábado (26), Kurt Busch anunciou a aposentadoria após mais de duas décadas no automobilismo americano. O campeão de 2004 estava afastado das competições desde a etapa de Pocono, realizada em 23 de julho de 2022, quando sofreu um forte acidente na classificação e ficou com sintomas de concussão.

O anúncio da aposentadoria foi feito por meio de um vídeo nas redes sociais de Busch. No texto, o americano de 45 anos agradece o apoio da família, inclusive o seu irmão Kyle Busch, bicampeão da categoria, de todos os membros da equipe e dos fãs que o acompanharam em sua longeva carreira na Nascar.

Relacionadas

"Após 23 anos atrás do volante e 45 anos vivendo e respirando esse sonho, estou anunciando oficialmente minha aposentadoria da competição da NASCAR Cup Series."

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Kurt Busch anuncia aposentadoria da Nascar (Vídeo: Reprodução)

Nomeado em maio deste ano como um dos 75 maiores pilotos da história da Nascar, Kurt foi campeão da Cup Series na temporada 2004, ano em que foi introduzido o formato playoffs na categoria. Ao todo, Bush acumulou 28 poles-position e 34 vitórias na principal classe da categoria. Entre os maiores triunfos estão as vitórias em Daytona 500 em 2017 e na corrida All-Star Race em 2010.

O piloto nascido em Las Vegas também venceu por seis vezes a etapa de Bristol, justamente o local do seu primeiro triunfo na Cup Series em 2002. "Vencemos os melhores dos melhores em 10 corridas", disse Busch à época. "Ter meu nome junto aos melhores nomes da história significa muito para mim."

Desde a concussão sofrida após o acidente na classificação para etapa de Pocono do ano passado, Busch não retornou às pistas. Ele havia anunciado em outubro de 2022, em entrevista coletiva em Las Vegas, que se afastaria da Nascar por tempo integral em 2023.

Embora longe do carro, o veterano permaneceu na equipe 23XI Racing como consultor e mentor para os pilotos Bubba Wallace e Tyler Reddick.

A Nascar retorna neste sábado (26) com a etapa noturna de Daytona, na Flórida. É a última corrida da temporada regular.