Larson precisa de permissão da Nascar para disputar playoffs após ausência em Charlotte
Como apenas pilotos que disputam todas as etapas da temporada regular estão elegíveis para os playoffs, Kyle Larson vai precisar de uma permissão especial da Nascar para ir ao mata-mata — em que já estava classificado. O histórico, porém, é favorável
Depois de perder a etapa de Charlotte da Nascar devido à chuva que interrompeu a corrida, Kyle Larson vai precisar de um 'waiver', uma espécie de permissão especial da categoria, para disputar os playoffs ao fim da temporada regular — para os quais já havia garantido a classificação ao vencer duas vezes no campeonato. Ainda que a popularidade do piloto da Hendrick torne isso provável, nada oficial foi publicado pela Nascar até o momento.
De acordo com as regras da categoria, todos os pilotos que participarem das 26 corridas da temporada regular estão elegíveis aos playoffs. Larson, que correu na Indy 500 e chegou em 18º no último domingo (26), viajou diretamente de Indianápolis para Charlotte, chegou ao fim do segundo estágio, se vestiu e entrou no carro. Mas a corrida nunca foi retomada devido à chuva.
A Hendrick, por sua vez, não poderia fazer um pedido formal à Nascar até que Larson perdesse oficialmente a corrida, que teve Justin Allgaier no carro #5 da equipe na largada. As regras permitiriam que Larson substituísse o piloto após o fim do segundo estágio, mas a abreviação da corrida pelo clima acabou com a possibilidade.
O histórico, porém, indica que a situação não será tão difícil para Larson. Em 2015, Kyle Busch perdeu 11 etapas após quebrar a perna direita e o pé esquerdo em um acidente na Xfinity Series em Daytona. Depois de retornar em maio, venceu em Sonoma, Kentucky, New Hampshire e Indianápolis, recebeu o 'waiver' e foi campeão ao fim da temporada em Homestead.
No ano passado, a história se repetiu com Chase Elliott. O piloto perdeu seis corridas por ter se machucado em um acidente de esqui e ainda foi punido com ausência na etapa de Illinois por uma batida em Denny Hamlin — curiosamente, em Charlotte. Ainda assim, recebeu a permissão para participar do mata-mata, mas não conseguiu se classificar.
A única diferença que envolve o caso de Larson é o fato de não tratar-se de uma lesão, o que ainda causa algumas dúvidas sobre a decisão da Nascar. No entanto, a atenção atraída pelo piloto e pela categoria na primeira tentativa de 'double' — como é chamada a jornada dupla ente Indy 500 e Charlotte — desde Busch em 2014 é um forte argumento em direção à permissão.
A 15ª etapa da temporada regular da Nascar acontece no próximo domingo (2), em Illinois.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!