Yamaha sofre para definir qual carenagem homologar para temporada 2023 da MotoGP

Depois de apresentar falta de desempenho durante os testes de pré-temporada da MotoGP, Yamaha enfrenta novo problema com a moto de 2023 e precisa colocar a carenagem da YZR-M1 em conformidade com o regulamento

A Yamaha está passando por uma fase difícil na MotoGP em 2023. Embora a temporada não tenha começado, a YZR-M1 está carregada de problemas, e Fábio Quartararo chegou a admitir após o primeiro dia de testes em Portimão que a esquadra japonesa ainda não está pronta para a primeira corrida.

Como se a falta de desempenho não fosse suficiente, a casa de Iwata está tendo dificuldades para homologar a carenagem aerodinâmica, que está mais larga que o permitido pelo regulamento. As regras dizem que o componente precisa ser homologado antes do início da temporada.

Yamaha ainda busca solução para a aerodinâmica da YZR-M1 (Foto: Yamaha)

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Os japoneses já pediram os técnicos da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) o dispositivo utilizado para medir o tamanho máximo da carenagem para validação. A medição é determinada por um dispositivo de metal, no qual a moto deve se encaixar sem tocar nas paredes laterais. Massimo Meregalli, chefe da equipe, disse que agora precisa focar em resolver um dos dois problemas com a YZR-M1.

"Agora, nossas duas preocupações são os tempos de volta e escolher a carenagem. Temos duas opções e precisamos escolher uma", lamentou Maio.

O desempenho da Yamaha também não tem chamado atenção durante os testes de pré-temporada, que estão sendo realizados em Portugal. Franco Morbidelli foi apenas o 21º colocado, enquanto Quartararo alcançou o oitavo lugar. O desempenho do campeão de 2021, no entanto, não chama tanta atenção, pois foi marcado utilizando um pneu macio.

A temporada da MotoGP tem início no próximo dia 26 em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve.

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