VR46 anuncia saída de Marini e abre caminho para acerto com Honda em 2024

A parceria de seis anos entre Luca Marini e VR46 vai acabar ao final da atual temporada. Com isso, o acerto do italiano com a Honda para 2024 deve ser confirmado a qualquer momento

A última peça da troca das cadeiras da MotoGP para 2024 começou a se movimentar neste sábado (25), pouco antes da classificação. A VR46 anunciou a saída de Luca Marini da equipe após seis temporadas de parceria, abrindo caminho para o italiano confirmar o acordo com a Honda para o próximo ano.

Em breve comunicado divulgado neste sábado (25), a VR46 anuncia o fim da união e afirma que "as duas partes decidiram perseguir ambições e resultados em diferentes caminhos", além de de "desejar a Luca o melhor para o futuro".

Relacionadas

A saída de Marini da VR46 já era esperada, pois o italiano tem sido especulado para assumir a vaga restante na Honda, deixada por Marc Márquez, a partir da próxima temporada. O acerto, no entanto, ainda não foi anunciado.

Marini chegou à VR46 em 2017, ainda na Moto2. Com a equipe, conquistou seis vitórias — todas na classe intermediária do Mundial —, 17 pódios e 7 poles em 109 etapas. O italiano ainda foi vice campeão da Moto2 em 2020 e ajudou a escuderia de Valentino Rossi a levar o título de equipes no mesmo.

Luca Marini terminou a parceria com o time de Valentino Rossi (Foto: VR46)

Apesar de não ter sido a equipe que recebeu Luca no grid da MotoGP, o italiano reviveu a parceria em 2022, ao lado do compatriota Marco Bezzecchi e colocou a VR46 como uma das mais fortes potências da classe rainha do Mundial. No comunicado, o time agradece Marini por ser "um dos protagonistas de nosso sucesso" e que "construiu o projeto em torno de si para se tornar um dos mais competitivos da MotoGP".

O substituto de Marini ainda não foi definido pela VR46. O nome de Fabio Di Giannantonio larga na frente como grande favorito, mas rumores apontam que o time também teve conversas com os jovens Tony Arbolino e Fermín Aldeguer, ambos da Moto2.

A classificação da MotoGP para o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, acontece neste sábado, às 6h50 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!