Rossi recebe homenagem e ganha chaves da cidade de Tavullia: "Muito feliz"
Carreira de Valentino Rossi no motociclismo foi condecorada por autoridades e celebrada por fãs em evento realizado na comuna italiana de Tavullia, local em que o ex-piloto viveu na infância
Multicampão dentro das pistas, condecorado fora delas. Esse é Valentino Rossi, heptacampeão da MotoGP, e que foi homenageado ao receber a chave de Tavullia, na Itália, cidade em que viveu durante a infância. O evento organizado pela prefeitura da comuna italiana da região dos Marche, Província de Pesaro e Urbino, foi realizado na quinta-feira e contou com a presença de autoridades e fãs do 'Doutor', que tranformaram a praça principal da cidade em um mar amarelo - marca registrada de Rossi.
A grande celebração à carreira do ex-piloto italiano durou por cerca de duas horas e, além dos habitantes de Tavullia, contou com a presença dos fãs de motociclismo de todo mundo, que aproveitaram o final de semana do GP de San Marino e da Riviera de Rimini da MotoGP 2023 para enaltecer a trajetória de Rossi. Além da entrega da chave da cidade, o evento apresentou um breve vídeo sobre a carreira de Valentino, com os duelos mais emblemáticos, as rivalidades e os momentos de alegrias e tristezas em 26 anos no motociclismo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Após receber a honraria das mãos da prefeita de Tavullia, Francesca Paolucci, Rossi não deixou de lado todo seu jeito irreverente e demonstrou alegria e orgulho durante a homenagem. "Estou muito feliz. Obrigado", iniciou. "Eu realmente me perguntava qual era a vantagem de ter a chave. Agora posso abrir e fechar as portas, então se vocês quiserem entrar, têm que pedir permissão", brincou o piloto, que aposentou das pistas ao final de 2021.
"Obrigado aos meus fãs de todo o mundo, que me apoiaram ao longo da minha carreira. Foi incrível ir para circuitos distantes ao redor do mundo e ter todo esse apoio. Sem falar de Misano e Mugello", finalizou Rossi, que é a dono da VR46, equipe que compete na MotoGP e na Moto 2.
A prefeita Paolucci agradeceu o 'Doutor' por ter representado a pequena comuna, que é formada por cerca de 5.230 habitantes, por quase três décadas no esporte a motor. "Tavullia tem orgulho de ter um cidadão como você, você nos tornou conhecidos em todo o mundo", exaltou.
"Encomendamos uma chave feita de titânio, um material que você conhece bem. A chave tem, sem dúvida, um valor simbólico, é o poder de abrir e fechar as portas das muralhas da cidade. Sentimos que podemos dar a você porque sempre trouxe positividade, otimismo e grandes valores, especialmente no esporte. Você é uma lenda e Tavullia tem orgulho de ter um cidadão como você", concluiu a autoridade.
Após o treino desta sexta-feira (8), liderado por Marco Bezzecchi, a classificação da MotoGP para o GP de San Marino e Riviera de Rimini acontece às 5h50 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.