Resta 1: renovação de Nakagami com LCR deixa só uma vaga aberta na MotoGP 2024

Com o anúncio de Franco Morbidelli na Pramac e a renovação de Takaaki Nakagami com a LCR, só a Gresini tem vaga em aberto para 2024

MotoGP tem apenas uma vaga em aberto no grid de 2024. Com o anúncio de Franco Morbidelli na Pramac Ducati e a renovação de Takaaki Nakagami com a LCR Honda, resta um só lugar disponível na Gresini Ducati.

Ducati já havia colocado Franco Morbidelli como a “possibilidade mais real” para a Pramac. O ítalo-brasileiro vai deixar a Yamaha no fim do ano e será substituído por Álex Rins. Morbidelli formará dupla com Jorge Martín na satélite da marca de Borgo Panigale.

[relacionadas]

Já a LCR optou por seguir com um piloto experiente e renovar o vínculo com Nakagami pelo sétimo ano consecutivo. O japonês estreou na MotoGP em 2018, defendendo a LCR. De lá para cá, porém, conquistou apenas uma pole-position, em 2020, e ainda não subiu ao pódio. Atualmente em 17º no Mundial, obteve a sua melhor colocação deste ano na Holanda, ao cruzar a linha de chegada em oitavo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Takaaki Nakagami seguirá na LCR por mais um ano (Foto: LCR)

Agora, a vaga da Gresini é cercada de especulações. Atual dono da posição, Fabio Di Giannantonio não parece muito cotado para seguir. No entanto, Tony Arbolino Jake Dixon, que foram especulados para saltar da Moto2, renovaram com Marc VDS e Aspar, respectivamente. Alguns rumores sinalizam que Pedro Acosta poderia ser emprestado pela KTM por apenas um ano, já que a marca austríaca tem um abacaxi nas mãos.

A casa de Mattighofen iniciou o ano com Brad BinderJack Miller Pol Espargaró acertados até 2024, enquanto Augusto Fernández era o único com apenas um ano de vínculo. No entanto, a performance do espanhol agradou, o que levou a uma renovação — que ainda não foi oficialmente anunciada, mas já confirmada pelo piloto e por Stefan Pierer, diretor-executivo do Grupo Pierer, dono de KTM, Husqvarna GasGas.

Além disso, a KTM acordou com Acosta o salto para a classe rainha em 2024, mas só dispõe de quatro motos: duas na equipe de fábrica e outras duas na GasGas Tech3Os executivos tentaram convencer a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, para contarem com mais uma equipe — que seria comandada por Aki Ajo —, mas não conseguiram. Eles buscaram, também, outras equipes satélites, mas todas estão presas por contratos.

Assim, a KTM agora analisa a performance dos pilotos para ver se pode destinar alguém para a reserva. Ainda assim, nos últimos dias surgiram rumores de um empréstimo para a Gresini, o que faria Acosta debutar na MotoGP com uma Ducati.

EQUIPEPILOTOSITUAÇÃO
HONDAM MÁRQUEZContrato até o fim de 2024
HONDAJ MIRContrato até o fim de 2024
YAMAHAF QUARTARAROContrato até o fim de 2024
YAMAHAA RINSContrato até o fim de 2024
DUCATIF BAGNAIAContrato até o fim de 2024
DUCATIE BASTIANINIContrato até o fim de 2024
APRILIAA ESPARGARÓContrato até o fim de 2024
APRILIAM VIÑALESContrato até o fim de 2024
KTMB BINDERContrato até o fim de 2026
KTMJ MILLERContrato até o fim de 2024
LCRJ ZARCOContrato até o fim de 2025
LCRT NAKAGAMI Contrato até o fim de 2024
PRAMACJ MARTÍNContrato até o fim de 2024
PRAMACF MORBIDELLIContrato até o fim de 2024
GRESINIÁ MÁRQUEZContrato até o fim de 2024
GRESINI  
VR46M BEZZECCHIContrato até o fim de 2024
VR46L MARINIContrato até o fim de 2024
GASGAS TECH3P ESPARGARÓContrato até o fim de 2024
GASGAS TECH3A FERNÁNDEZContrato até o fim de 2024
RNFM OLIVEIRAContrato até o fim de 2024
RNFR FERNÁNDEZContrato até o fim de 2024

MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 24 de setembro, com o GP da Índia, a ser disputado em Buddh. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2 e Moto3.Terça-feira, 12 de setembro