Viñales presenteia família com moto do primeiro pódio de Salom nas 125cc: "Fiz de coração"

Maverick Viñales presenteou a família de Luis Salom com a Aprilia RSA 215, moto com a qual o piloto conquistou seu primeiro pódio no Mundial de Motovelocidade

Maverick Viñales fez uma boa sexta-feira de treinos para o GP da Holanda da MotoGP, mas não chamou atenção só por isso. O espanhol também preparou um presente especial à família de Luis Salom, um de seus grandes adversários na Moto3 e que faleceu em 2016, após um acidente no GP da Espanha, quando ambos já estavam na classe intermediária: a moto com a qual Salom conquistou seu primeiro pódio no Mundial de Motovelocidade.

Na ocasião, Luis ficou exatamente atrás de Viñales em Assen, quando corriam ainda nas 125cc, na temporada de 2011. Ele mandou há alguns dias a Aprilia RSA 125 aos familiares de Salom.

Relacionadas

"Fiz isso porque é uma satisfação pessoal para mim", disse Viñales. "Acho que era importante essa moto estar na casa da família dele, não na minha. Afinal, ele tem o lugar dele, a casa dele, a família dele e acredito que essa moto deveria estar lá. Lembro que duas semanas atrás estava na garagem, mexendo em caixas porque eu sou uma pessoa que gosta de mexer tudo e organizar, e eu vi ela lá e falei: 'isso tem de ir pra casa dele'", disse Viñales.

Luis Salom faleceu em 2016 (Foto: Reptodução/Internet)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Ele era um rival muito importante e, além disso, ele era um amigo. Senti-me muito realizado fazendo isso. Quando você entende o que é importante na vida, quando você tem um filho, eu também perdi meu primo... Eu vivi os dois lados da moeda. Entendo o que é o amor por um filho, e entendo o que é a perda de alguém próximo em uma competição. Fiz de coração", completou.

Naquela etapa em Barcelona, o jovem piloto sofreu uma grave queda durante o segundo treino livre da Moto2 e acertou a barreira de proteção da curva 12 em cheio pouco antes de ser prensado por sua moto. Foi levado ao Hospital Universitário Geral, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois. 

Salom nasceu em 7 de agosto de 1991 em Palma de Mallorca, cidade insular da Espanha. Desde criança seu desejo pelo esporte a motor estava evidenciado: já aos oito anos estava participando de campeonatos de 50cc. O piloto teve como maior resultado o vice no Mundial de Moto3 em 2012.