Marc Márquez revela advertência da Honda na Áustria: "Está freando muito tarde"

Após o segundo treino desta sexta-feira, Marc Márquez contou que o chefe da Honda, Alberto Puig, pediu que tivesse cautela na entrada de curva do Red Bull Ring

A preocupação da Honda com a integridade física de Marc Márquez veio à tona novamente durante as sessões de treinos livres para o GP da Áustria após a 16ª queda do espanhol na temporada 2023. Nesta sexta-feira (18), embora desta vez tenha sido ejetado da moto de maneira leve no treino da tarde, o hexacampeão da categoria rainha revelou que o erro gerou uma apreensão no chefe da equipe japonesa, Alberto Puig, que pediu para que o espanhol pilotasse com cautela, principalmente no atraso das freadas no Red Bull Ring.

"Alberto é o primeiro a se preocupar com minha condição física", iniciou Márquez. "Ele é muito realista sobre o nível em que o projeto está atualmente, e me lembro perfeitamente do que aconteceu nessa conversa. Ele me disse 'não é necessário tanto, você está freando muito tarde'", revelou.

[relacionadas]

"Na televisão parecia um pouco no limite, eu estava no máximo, mas pareceu também assim de fora. Agradeci a ele, é bom quando o chefe da equipe te faz refletir, mas também acho que não exagerei. Essa foi a conversa, ele veio me avisar para ter cuidado porque é o primeiro a saber em que situação estamos", prosseguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Marc Márquez foi repreendido pelo chefe da equipe Honda (Foto: Repsol)

Mesmo com a atualizada carenagem de alto downforce, Márquez enfrentou problemas com a falta de estabilidade na Honda #93, por isso, precisou atrasar as freadas no Red Bull Ring em busca da vaga antecipada ao Q2. O esforço não trouxe o resultado esperado, já que o espanhol ficou em 13º lugar no treino da tarde na Áustria.

"Foi um dia mentalmente muito estressante, principalmente porque tive de estar muito concentrado para adaptar meu estilo de pilotagem a essa nova aerodinâmica. Do lado de fora, já dá para ver que é muito diferente e requer uma pilotagem diferente, tanto na abordagem das curvas quanto, de maneira geral, na forma de pilotar a moto", explicou Marc.

"Eu me adaptei bastante rapidamente, mais do que esperava, mas é verdade que o nível de desempenho é semelhante, os pontos fracos são os mesmos, continuo perdendo tempo no mesmo lugar, e precisamos continuar trabalhando", acrescentou.

O treino livre 2 da MotoGP para o GP da Áustria, no Red Bull Ring, está marcado para às 5h10 (de Brasília) de sábado. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores: Moto2Moto3 e MotoE.