Marc Márquez mira sair da "espiral negativa" após enfim completar corrida em 2023

Marc Márquez revelou que precisou adotar uma postura mais conservadora no Red Bull Ring para voltar a ver a bandeira quadriculada na MotoGP

Marc Márquez concluiu o GP da Áustria na 12ª posição e encerrou, neste domingo (20), um jejum de 301 dias sem ver a bandeira quadriculada em corridas principais da MotoGP. Para colocar um fim na sequência negativa, o hexacampeão da Honda revelou que a postura mais cautelosa neste final de semana no Red Bull Ring pode ter sido o primeiro passo para sair da "espiral negativa" em 2023.

"Não há segredo. Encarei o fim de semana com menos riscos, como fiz em Silverstone, ou seja, até onde a moto pode ir. E assim é mais fácil pontuar. Não foi simples, mas é mais fácil terminar a corrida. Durante todo o fim de semana, gerenciamos o risco. A partir daí, fomos melhorando", afirmou Márquez.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Marc Márquez chegou em 12º lugar no GP da Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)

O espanhol explicou que a postura mais prudente sobre a RC213V foi a única alternativa disponível para colocar um ponto final na incômoda fase negativa na carreira, mesmo que tenha custado uma larga desvantagem especialmente sobre as Ducati e KTM.

"É evidente que não gosto de terminar 23s atrás do vencedor [Francesco Bagnaia]. Mas tivemos de mudar o foco, mesmo que um piloto como eu não goste", revelou. "Quando se está tão atrás dos da frente, é muito fácil cair em uma espiral negativa, e em muitos momentos do fim de semana, costumo entrar nessa espiral. Mas todas as pessoas ao meu redor me ajudam a sair dela e a continuar", prosseguiu.

MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 3 de setembro, com o GP da Catalunha, a ser disputado em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2Moto3 e MotoE.