Marc Márquez coloca cartas na mesa no Catar e lidera TL2 molhado da MotoGP
Marc Márquez mostrou força na pista molhada (sim, choveu) no Catar e liderou o segundo treino livre do dia. Francesco Bagnaia foi apenas o 12º e Jorge Martín terminou na modesta 18ª colocação
A noite em Lusail não foi das mais comuns. Uma inesperada chuva forte caiu no circuito catari e deixou a pista bem molhada, alterando a ordem de forças e dando um risco a mais para os pilotos. No fim, um dos mais experientes e o maior vencedor do grid atual ficou na frente. Marc Márquez fez 2min06s544 e ficou com o melhor tempo do TL2.
O segundo treino livre, inclusive, foi antecipado por conta da chuva. A MotoGP decidiu mudar o TL2 para esta sexta-feira e adiar a sessão que define a montagem de Q1 e Q2 da classificação.
Augusto Fernández surpreendeu e puxou o 'Bonde da KTM'. Com a satélite GasGas, que anda com a RC16 atualizada, fez 2min06s834, apenas 0s290 atrás do compatriota. O companheiro Pedro Acosta foi o terceiro colocado, novamente se colocando entre os mais velozes. Jack Miller e Brad Binder, do time de fábrica da KTM, completaram o top-5.
Raúl Fernández foi o sexto mais veloz, seguido por Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez e Johann Zarco fecharam os dez melhores do treino livre em Lusail.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Atual bicampeão mundial, Francesco Bagnaia não forçou muito na pista molhada no Catar e fechou apenas na 12ª colocação. O rival Jorge Martín também não andou bem e foi apenas o 18º.
A MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (8), em Lusail, no Catar, com o treino que define quem avança diretamente para o Q2 da classificação, a partir de 8h (de Brasília). A definição do grid de largada acontece 9h. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o Treino Livre 2 da MotoGP no Catar:
A chuva apareceu no Catar e bagunçou tudo. Por conta da pista molhada, a organização decidiu antecipar o TL2 e adiou o treino que define Q1 e Q2 para amanhã. A temperatura no início do treino era de 22ºC no ar, na pista era de 24ºC.
Augusto Fernández começou bem a sessão, fez 2min08s974 e tomou a dianteira, seguido por Raul Fernández e Jorge Martín. A pista, mesmo ainda molhada, rapidamente ficou cheia nos primeiros minutos.
Fernández até voltou a melhorar o tempo, mas logo foi superado pelo companheiro de equipe. Pedro Acosta marcou 2min07s441 e tomou a ponta da sessão. O bicampeão Pecco Bagnaia também subiu na tabela e foi para o sétimo posto.
Mesmo com equipe nova, Marc Márquez mostrou seu talento na chuva e subiu para terceiro, mas logo caiu para quarto porque Jack Miller fez 2min07s263 e tomou a ponta da sessão em Lusail.
Com 20 minutos de treino, todos já tinham tempo marcado. Augusto Fernández voou e fez 2min06s834 para tomar a dianteira da sessão. No entanto, durou pouco e Marc Márquez fez 2min06s544 para liderar novamente.
Atual bicampeão do mundo, Bagnaia não se mostrava muito confortável e foi apenas para o 11º posto. Com 11 minutos para o fim do treino, a chuva voltou a cair em Lusail e deixou a pista mais molhada e mais traiçoeira para os pilotos.
Nos últimos minutos, Takaaki Nakagami correu quase sozinho na pista, mas foi apenas para o 21º lugar, a 3s8 do líder. A reta final do treino, foi mais parada do que o normal.
Acosta ainda escapou no final da reta principal e foi para a caixa de brita, causando bandeira amarela no setor e atrapalhando colegas que andavam atrás. Enea Bastianini também perdeu o controle e saiu no mesmo lugar.
No fim, porém, vimos poucas mudanças no circuito catari, com as posições se mantendo iguais e a primeira vez de Marc Márquez no topo com a Ducati, seguido por Augusto Fernández, Pedro Acosta, Jack Miller e Brad Binder.
MotoGP 2024, Catar, TL2, Resultado Final:
Pos | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 93 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 2:06,544 | |
2 | 37 | A FERNÁNDEZ | GasGas | 2:06,834 | +0,290 |
3 | 31 | P ACOSTA | GasGas | 2:06,938 | +0,394 |
4 | 43 | J MILLER | KTM | 2:07,263 | +0,719 |
5 | 33 | B BINDER | KTM | 2:07,345 | +0,801 |
6 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 2:07,384 | +0,840 |
7 | 23 | E BASTIANINI | Ducati | 2:07,436 | +0,892 |
8 | 89 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 2:07,997 | +1,453 |
8 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 | 2:08,103 | +1,559 |
9 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 2:08,321 | +1,777 |
10 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | 2:08,327 | +1,783 |
11 | 36 | J MIR | Honda | 2:08,494 | +1,950 |
12 | 1 | F BAGNAIA | Ducati | 2:08,648 | +2,104 |
13 | 72 | M BEZZECCHI | VR46 | 2:08,702 | +2,158 |
14 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | 2:08,839 | +2,295 |
15 | 12 | M VIÑALES | Aprilia | 2:09,184 | +2,640 |
16 | 10 | L MARINI | Honda | 2:09,399 | +2,855 |
17 | 21 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 2:09,495 | +2,951 |
19 | 41 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 2:09,777 | +3,233 |
20 | 88 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 2:09,813 | +3,269 |
21 | 30 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 2:10,350 | +3,806 |
22 | 42 | A RINS | Yamaha | 2:10,535 | +3,991 |
GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção