Martín neutraliza concorrência e lidera TL1 da MotoGP na Tailândia. Bagnaia é 10º

Jorge Martín mostrou que se recuperou dos últimos erros e dominou o primeiro treino na Tailândia. Maverick Viñales ficou em segundo, na frente do surpreendente Pol Espargaró

A MotoGP chegou na Tailândia e Jorge Martín decidiu mostrar que não se abalou com os tropeços recentes. No primeiro treino livre em Buriram, o piloto da Pramac dominou o grid e fez 1min30s520, sem chances para o competidor mais próximo, Maverick Viñales, que ficou a 0s2 de distância.

Pol Espargaró foi a grata surpresa do dia e terminou na terceira colocação, seguido por Aleix Espargaró e Franco Morbidelli, que fecharam o top-5.

Relacionadas

Augusto Fernández também andou bem em sexto, acompanhado por Fabio Di Giannantonio, Raúl Fernández e Álex Márquez. Líder do campeonato, Francesco Bagnaia foi discreto durante a sessão e ficou apenas em décimo.

Vencedor da última etapa, na Austrália, Johann Zarco foi apenas o 19º colocado na primeira sessão em Buriram, logo atrás de um também apagado Marc Márquez.

Jorge Martín foi o mais rápido (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O grid da MotoGP está novamente desfalcado nesta 17ª etapa do campeonato. Álex Rins desistiu de participar da prova por conta de problemas na perna direita, deixando o grid novamente sem os pilotos titulares desde o início da temporada.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (27), a partir de 5h (de Brasília), com o treino do GP da Tailândia, no circuito de Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Confira como foi o Treino Livre 1 da MotoGP na Tailândia:

Apesar do forte calor, de 33ºC no ar e 28ºC na pista, o tempo nublado marcou o primeiro treino da MotoGP em Buriram, além da umidade na casa de 82% e ventos leves de apenas 5 km/h. Assim que luz verde pintou, todo o grid saiu para acelerar.

Jorge Martín começou o dia marcando o primeiro tempo, com 1min33s029, seguido por Maverick Viñales. Logo depois, a dupla da Gresini apareceu, com Álex Márquez fez 1min32s030 e Fabio Di Giannantonio foi para segundo.

A dupla da Yamaha também teve um brilho passageiro. Fabio Quartararo fez 1min32s008 para assumir a ponto, com o companheiro Franco Morbidelli apenas 0s005 atrás. Enquanto isso, Pol Espargaró teve a volta deletada por exceder os limites de pista.

Os tempos continuavam a baixar rapidamente. Viñales assumiu a ponta, mas Álex Márquez retomou a dianteira, com 1min31s486. Líder do campeonato, Pecco Bagnaia aparecia discreto, apenas em 11º.

Takaaki Nakagami teve um pequeno brilho e saltou para terceiro, enquanto Martín subiu para o segundo lugar, apenas 9 milésimos atrás do ponteiro. Viñales voltou a acelerar forte e mostrar o bom ritmo da Aprilia, com 1min31s484, apenas 0s002 mais rápido que Márquez.

No meio da sessão, os boxes que ficaram agitados, com boa parte do grid fazendo ajustes nos equipamentos. Fabio Quartararo ficou na pista, mas não conseguiu evoluir o próprio tempo.

A 24 minutos para o fim, o pelotão voltou a sair dos boxes. Bagnaia tentou evoluir, mas seguiu na modesta décima colocação. No giro seguinte, o italiano escapou da pista.

Mostrando a força da Aprilia, Aleix Espargaró também acertou boa volta e fez 1min31s524 e foi para a quarta colocação. Logo depois, Morbidelli subiu para quinto.

A 12 minutos para o fim, o equilíbrio marcava a sessão, com 20 dos 21 pilotos no mesmo segundo, segundo apenas Joan Mir o único fora dessa zona.

Aleix Espargaró voltou a acelerar forte e fez 1min31s171, tomando a dianteira do treino livre em Buriram.

No fim da sessão, parecia que os pilotos não melhorariam muito suas marcas, mas Martín decidiu acabar com isso, fez 1min31s025 e tomou a ponta. Morbidelli foi no embalo e subiu para o terceiro lugar.

Na tentativa seguinte, Martín voltou a melhorar a própria marca, só com pneus médios, cravando 1min30s520 e ampliando a vantagem para 0s651. Líder do campeonato, Bagnaia reagiu no fim e saltou para o sexto posto, com 1min31s507. Pol Espargaró também foi bem e ficou com o sétimo lugar.

A 2 minutos para o fim, Viñales ficou com o segundo lugar, Di Giannantonio evoluiu e foi para sexto, além de Augusto Fernández ficando com a nona colocação.

No fim, após a bandeira quadriculada, ainda deu tempo de Pol Espargaró marcar o terceiro tempo e Raúl Fernández ir a oitavo. De resto, ninguém mais evoluiu, deixando Martín e Viñales nas primeiras posições.