Zarco confirmado na LCR deixa MotoGP com 5 vagas abertas no grid de 2024
O acordo entre LCR e Johann Zarco afunilou um pouco mais a 'dança das cadeiras' da MotoGP, que agora tem cinco vagas abertas para 2024
Johann Zarco decidiu pelo desafio de guiar a RC213V com a LCR em 2024 — e aceitou não só um programa de longo prazo, mas também uma oferta financeira mais robusta por parte da HRC. O francês aceitou a proposta da Honda, recusou a oferta da Ducati de apenas uma temporada e foi anunciado pela satélite.
Assim, a dança das cadeiras vai se afunilando. Aprilia, Ducati, KTM, Honda e Yamaha já tem os pilotos definidos para 2024. Agora, há possibilidades na Pramac. Jorge Martín já tem contrato, e o preenchimento da posição deixada por Zarco pode ser de Marco Bezzecchi. O italiano tem de optar entre ficar na VR46 com uma moto defasada — do ano anterior — ou migrar para o time para usar o protótipo atual.
Se Bezzecchi optar pela Pramac, Franco Morbidelli ficaria com a vaga na equipe de Valentino Rossi. Caso a opção do #72 seja permanecer com a VR46, a satélite da Ducati volta a buscar opções. Por outro lado, a VR46, por sua vez, deve manter Luca Marini, mas o vínculo ainda não foi oficialmente ampliado.
Ainda na LCR, por mais que Zarco já esteja confirmado, há a dúvida por Takaaki Nakagami. O piloto tem contrato direto com a HRC apenas até o fim do ano e a divisão esportiva da Honda ainda não definiu se o japonês mantém o posto ou não.
Vale também lembrar que a Gresini tem uma outra vaga em aberto. Fabio Di Giannantonio tem contrato só até o fim do ano, mas não deve permanecer. O lugar dele é cotado para Morbidelli, mas também para Tony Arbolino, que disputa o título da Moto2.
KTM e seus cinco pilotos
A KTM merece aqui um destaque à parte por ter outra questão: precisa buscar opções para acomodar tanta gente. Brad Binder, Jack Miller e Pol Espargaró abriram o ano acertados até o fim de 2024 — e o sul-africano, inclusive, teve o vínculo renovado até 2026. Além deles, a casa de Mattighofen já estendeu o vínculo de Augusto Fernández.
Todavia, Pedro Acosta também deve dar o salto para a MotoGP com a marca austríaca. A equipe já cogitou uma nova escuderia satélite — provavelmente para o time de Aki Ajo —, sondou a LCR — que tem contrato com a Honda até 2024 — e fala em comprar qualquer equipe que surja no mercado. No entanto, nenhum cenário parece muito favorável.
A especulação mais forte é de que Pol Espargaró pode passar a atuar como piloto de testes para dar lugar a Acosta. Mas a KTM prometeu dar ao catalão a chance de provar que se recuperou do acidente que o manteve fora de toda a primeira parte da temporada.
EQUIPE | PILOTO | SITUAÇÃO |
HONDA | M MÁRQUEZ | Contrato até o fim de 2024 |
HONDA | J MIR | Contrato até o fim de 2024 |
YAMAHA | F QUARTARARO | Contrato até o fim de 2024 |
YAMAHA | A RINS | Contrato até o fim de 2024 |
DUCATI | F BAGNAIA | Contrato até o fim de 2024 |
DUCATI | E BASTIANINI | Contrato até o fim de 2024 |
APRILIA | A ESPARGARÓ | Contrato até o fim de 2024 |
APRILIA | M VIÑALES | Contrato até o fim de 2024 |
KTM | B BINDER | Contrato até o fim de 2026 |
KTM | J MILLER | Contrato até o fim de 2024 |
LCR | J ZARCO | Contrato até o fim de 2025 |
LCR | ||
PRAMAC | J MARTÍN | Contrato até o fim de 2024 |
PRAMAC | ||
GRESINI | Á MÁRQUEZ | Contrato até o fim de 2024 |
GRESINI | ||
VR46 | ||
VR46 | ||
GASGAS TECH3 | P ESPARGARÓ | Contrato até o fim de 2024 |
GASGAS TECH3 | A FERNÁNDEZ | Contrato até o fim de 2024 |
RNF | M OLIVEIRA | Contrato até o fim de 2024 |
RNF | R FERNÁNDEZ | Contrato até o fim de 2024 |
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